Espécies
A cobra surucucu, cobra pico-de-jaca, bico-de-jaca ou surucucu-de-fogo é a maior serpente venenosa das Américas. Seu nome científico é Lachesis muta e também é conhecida como surucutinga e cobra-topete. Faz parte da família Viperidae (das víboras) e pode ultrapassar os 3 metros …
A Boa Constrictor ou cobra Jiboia, como é conhecida popularmente, é uma serpente típica da América Central e do Sul. Ao contrário do que muitos pensam, a jiboia não é venenosa, mata sua presa por constrição. No Brasil, consideram-se duas subespécies …
A víbora-cornuda (Vipera latastei) é uma serpente peçonhenta que recebe esse nome por possuir um “chifre” na ponta do focinho formado por escamas sobrepostas. A víbora-cornuda não é agressiva e seu veneno não costuma ser mortal em humanos, mas ela pode atacar …
A Cobra de Duas cabeças é uma curiosa espécie de réptil, fazendo parte mais especificamente do grupo dos anfisbenídeos. Assim, não são Cobras propriamente ditas, mas apresentam similaridades com esse grupo de animais. Abaixo, entenda melhor sobre o tema, reconhecendo …
A cobra rei, também conhecida por cobra real, é uma serpente que vive principalmente no Sul da China, Índia e Sudoeste asiático. A cobra rei é a maior cobra venenosa do mundo, podendo medir quase 6 metros de comprimento e …
Apesar do grande medo que as cobras trazem para as pessoas, a maior parte delas não é peçonhenta. De todas as espécies de cobras apenas um quarto delas possuem algum tipo de veneno secretado em suas picadas. Apesar disso, há …
A Cobra Piton faz parte do imaginário de grande parte das pessoas, podendo causar muito medo pelo seu tamanho e aparência. Mas ao contrário do que grande parte das pessoas imagina, essa espécie não é venenosa. Contudo, ainda assim, o …
A Pantherophis guttatus ou cobra do milho é uma espécie norte-americana facilmente encontrada no Sudeste dos Estados Unidos, vivendo em áreas próximas a celeiros, onde se alimenta dos roedores que comem o milho. Trata-se de um animal silvestre dócil e de …
As cobras-cegas, também conhecidas como Cecílias, são, na verdade, animais pertencentes a um grupo dos anfíbios: o dos gimnofionos. Assim, não são lagartos nem cobras e, muito menos, minhocas, já que estas, para início de conversa, são animais invertebrados. Também não …
A Naja Pallida é uma das cobras vermelhas mais famosas do mundo, mas além dela existem outras como a cobra coral, que é, geralmente, uma cobra vermelha com preto, amarelo ou branco e a cobra do leite que é vermelha …
A Urutu Cruzeiro é uma cobra da espécie Bothrops Alternatus, da mesma família da jararaca. É encontrada especialmente no Centro-Oeste e Sul do Brasil, além do Uruguai, Paraguai e Argentina. O veneno da Urutu Cruzeiro é extremamente tóxico, perdendo apenas …
As cobras d’água que podem ser encontradas em rios ou regiões alagadas, como pântanos, não costumam ser venenosas ou agressivas para o homem. No Brasil, por exemplo, esse tipo de cobra pode ser encontrado na floresta Amazônica, em regiões de …
Sim, as cobras têm ossos e os utilizam para se locomover. Elas são animais vertebrados, já que possuem coluna vertebral. As cobras possuem em torno de 300 ossos entre costelas, ossos do crânio e vértebras. Suas costelas são móveis e seus ossos …
Dentre as cobras encontradas nos Estados Unidos, a mais temida se chama Cascavel diamante ocidental. Esta é a responsável por uma grande quantidade de ataques tanto a animais como a humanos por sua alta aproximação com residências. Costuma ser uma cobra …
A cobra-cega, também conhecida como Cecília, não tem veneno. A cobra-cega, apesar de ter esse nome, não é uma serpente, uma minhoca e nem mesmo um réptil. Ela é um anfíbio da classe Amphibia e ordem Gymnophiona ou Apoda. Ela apresenta glândulas que são …
A cobra coral falsa pode ser idêntica a uma coral verdadeira e pode ou não ter veneno. Mesmo se for venenosa, a cobra falsa coral não é tão perigosa quanto a verdadeira, mas mesmo assim recomenda-se fugir de uma em …
Se você possui medo de cobras, talvez esteja precisando dar uma olhadinha na salamanta, a cobra arco-íris. A cobra salamanta não é venenosa e tem o nome científico de Epicrates cenchria, também conhecida como jiboia arco-íris da caatinga. Sua pele decompõe a luz …
A mamba negra é a cobra mais rápida (chegando a atingir 20 km por hora) e a segunda maior serpente venenosa do mundo. O nome científico da mamba negra é Dendroaspis polylepis, ela pertence ao gênero Dendroaspis e à família …
A cobra corre campo recebe o nome científico de Thamnodynastes Pallidus. Também é conhecida por cobra do mato, corredeira e ubiraquá, dependendo da região em que é encontrada. É uma serpente opistóglifa, ou seja, sua picada pode ser letal, depende …
A cobra dormideira (Dipsas indica) é muito dócil e não possui peçonha, no entanto é bastante confundida com a jararaca, que é peçonhenta. Você já pôde ter ouvido falar sobre a cobra dormideira com os nomes de jararaquinha dormideira, pingo de ouro e papa-lesmas. …