» » » Cobra rei: 40 Fotos da cobra Real

Cobra rei: 40 Fotos da cobra Real

A cobra rei, também conhecida por cobra real, é uma serpente que vive principalmente no Sul da China, Índia e Sudoeste asiático. A cobra rei é a maior cobra venenosa do mundo, podendo medir quase 6 metros de comprimento e o seu nome científico é Ophiophagus hannah.

Características da Cobra Rei

A cobra rei possui de 17 a 19 fileiras de escamas corporais lisas e quando é jovem apresenta uma coloração castanha escura ou preta, com barras transversais brancas ou amarelas. Já as cobras reismais velhas geralmente são uniformemente marrons.

O tipo de dentição da Ophiophagus hannahé aproteróglifa, ou seja, duas presas curtas e fixas na parte frontal da boca que tem o poder de inocular veneno.


Assim como outras cobras ela captura as informações sensoriais através da sua língua bifurcada que pega partículas do cheiro e transfere para um órgão sensorial específico que fica localizado no céu da boca da cobra. Além disso, ela também tem uma sensibilidade muito grande às vibrações terrestres, que é uma grande aliada na capturação das suas presas.

A cobra rei tem hábitos diurnos, se alimenta de outras cobras e, ocasionalmente, de alguns outros vertebrados como lagartos e roedores. É uma cobra perigosa, mas normalmente evita o contato com humanos.


Os machos geralmente são maiores que as fêmeas, diferente da maioria das outras cobras onde as fêmeas costumam ser maiores que os machos.


A gestação dura entre 50 a 59 dias e podem eclodir de 12 a 51 ovos por vez. As mães são geralmente muito cuidadosas com o nascimento das crias, mas logo quando eles nascem ela deixa o ninho.

As cobras reisvivem cerca de 20 anos.

Picada da Cobra Rei

A picada da cobra rei pode ser fatalse não houver a aplicação de um anti-veneno o mais rápido possível. Isso porque ela tem uma capacidade de inocular grandes quantidades de veneno e o mesmo possui neurotoxinas que atacam o sistema nervoso e são muito prejudiciais ao organismo humano.


Os principais sintomas da picada da cobra rei são:

  • Dor intensa no local da picada;
  • Sonolência;
  • Visão embaçada;
  • Paralisia (em alguns casos)

A morte pode acontecer 30 minutos após o envenenamento e os anti-venenos são fabricados apenas pela Cruz Vermelha na Tailândia e o Instituto Central de pesquisa da Índia, o que dificulta o estoque do medicamento porque ele é fabricado em pequena quantidade por esses laboratórios.

Sobretudo, picadas de cobras reis não são tão recorrentes e a maioria das vítimas são manipuladores de serpentes.


+ Imagens


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies, Preta