» » » As 5 Cobras Mais Perigosas

As 5 Cobras Mais Perigosas

Apesar do grande medo que as cobras trazem para as pessoas, a maior parte delas não é peçonhenta. De todas as espécies de cobras apenas um quarto delas possuem algum tipo de veneno secretado em suas picadas.

Apesar disso, há espécies de cobras que são extremamente perigosos e suas mordidas podem inclusive causar grandes danos aos seres humanos, podendo levar à morte rapidamente. Dentre essas cobras extremamente perigosas, as cinco mais mortais são as seguintes:


5. Naja

Muito conhecida no imaginário popular, a Naja possui uma espécie de capa na região superior de seu corpo. Muito similar a uma aba ou capuz, essa parte é levantada sempre que se sentem em perigo, sendo balançada como meio de proteção.

Além disso, a forma de ataque que possuem é realmente brutal, sendo comum que não deixem chance de recuperação às suas presas após o bote inicial, já que as mastigam, deixando que recebam uma quantidade assustadora de veneno no corpo.


Localizadas nas florestas, onde gostam de se esconder entre rochas para terem a seu favor o fator surpresa, faz de roedores, pássaros e até mesmo outras cobras as suas principais presas.

Em contato com seu veneno, acabam causando diversas reações de forma rápida, o que diminui ainda mais a chance de sobrevivência. Dentre as reações, podemos citar parada respiratória, necrose e até mesmo intensas dores na região da cabeça.


4. Krait Malasiana

É muito simples identificar a cobra Krait Malasiana por conta da presença da cor preta e branca que faz parte de todo o seu corpo, mas com certeza não será tarefa simples enxergá-las durante a noite, quando saem em busca de suas presas.


Assim, os hábitos noturnos dessa cobra fazem com que ela se torne ainda mais temida, sem contar a presença de um veneno tão poderosos que, antes da criação de antídoto para ele, chegava a ter uma taxa de letalidade de cerca de 85%.

Hoje, já com a disponibilização de antídoto, ao ser mordido por essa cobra há uma chance média de 50% para óbito, uma porcentagem ainda alarmente que reflete as razões para que esteja na 4ª posição desse ranking que considera as cobras mais perigosas do mundo.

Vale ainda frisar que sua picada causa reações em um curto espaço de tempo, sobretudo a paralisia muscular, que logo pode ser percebida, diminuindo as chances de sobrevivência por parte da vítima.

3. Cascavel

Muito conhecida pela presença de um chocalho na ponta de sua causa, a Cascavel faz uso desse item quando sente que está em uma situação de perigo, já que esse curioso item é capaz de emitir um som.

Mas na verdade, é possível dizer que ela é muito mais temida do que teme a outros animais, sendo uma das cobras mais perigosas das quais se tem registro, principalmente pela potência de seu veneno.

Aliás, ele possui substâncias hemotóxicas, o que significa dizer que ele interrompe rapidamente a coagulação do sangue, contribuindo para a destruição de órgãos e tecidos do corpo humano.

Um fator curioso e muito singular é que quando filhote a Cascavel é ainda mais perigosa do que quando já está na fase adulta, em razão da falta de controle que possuem sobre o veneno quando ainda são muito pequenas, injetando grande quantidades em uma única picada.

2. Cobra-da-Morte

De aparência muito similar a das Víboras, a Cobra-da-Morte pode ser confundida com esse outro tipo de cobra perigosa por conta da sua cabeça em formato triangular e por conta do achatamento do seu corpo.

Quando não trata, sua picada se torna uma das mais temidas do mundo, considerando ainda que de uma única vez são capazes de injetar entre 40 e 100mg de veneno em suas vítimas, fazendo com que essa substância seja letal em muitos casos.

É comum que, em contato com esse veneno, as presas faleçam em até 6h, passando ainda por muito sofrimento antes disso, já que, dentre outras consequências, ele é responsável por provocar paralisia e insuficiência respiratória.

Outro fator que colabora para o receio com relação a essa espécie é sua agilidade, pois a rapidez do bote faz com que por grande parte das vezes surpreenda as presas, não deixando chances para qualquer reação.

1. A mais perigosa: Taipan

Não por coincidência, a cobra Taipan é a mais perigosa do mundo e também a mais venenosa, visto que a substância que possui é muito potente, mesmo em consideração às outras cobras sobre as quais falamos acima.

Diante do contato com sua peçonha, as células sanguíneas passam quase automaticamente por um processo de destruição, o que causa hemorragias internas, fazendo assim com que as chances de sobrevivência sejam muito rasas.

Assim, mesmo um homem adulto é capaz de ser morto por ela, e para isso basta apenas cerca de 45 minutos. Com uma ação tão agressiva e um tempo de agência tão curto, nem mesmo os antídotos podem melhorar o quadro de sua letalidade.

Por sinal, estudos apontam que o veneno inoculado por uma única Taipan é capaz de matar 100 homens. Já analisando roedores, como ratos, que são suas principais presas, elas são capazes de matar 250 mil deles.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies, Peçonhentas