» » Nomes de Insetos: Conheça suas Classes

Nomes de Insetos: Conheça suas Classes

Há diversos insetos e por isso, podemos perceber também a classificação dos mesmos a partir de ordens diferentes, através da quais podemos entender suas características e saber os seus nomes. Confira abaixo:

Ordem Lepidoptera

Como parte dessa ordem, podemos citar as Mariposas e também as Borboletas. Como similaridade, ambas possuem 2 pares de asas membranosas, ou seja, finas e repletas de nervuras em sua estrutura. Além disso, apresentam uma disposição bucal focada na atividade de sugar o néctar interno às flores.


Veja Também Tipos de Cobras venenosas

Ordem Diptera

Os insetos dessa ordem também possuem duas asas, contudo as posteriores funcionam apenas para garantir uma maior estabilidade no voo. Como exemplo de quem faz parte desse grupo, podemos citar os pernilongos, mosquitos e varejeiras.

Ordem Hymenoptera

Sendo uma das maiores ordens de insetos, essa representa os insetos capazes de viver em sociedade, os que de fato realizam uma organização entre seu grupo. Dentre eles estão as abelhas, formigas e também os marimbondos.


Veja Também Tipos de Sapo

Ordem Hemyptera

Marcados por serem parasitas de outros animais ou até mesmo de plantas, essa ordem apresenta diversos insetos como parte de si, como as baratas e percevejos.

Ordem Homoptera

Contando com insetos que não possuem asas e outros que as possui, essa ordem é muito plural e como parte dela estão as cigarras, cochonilhas e pulgões.

Veja Também Lagartos pequenos

Ordem Odonata

Dentre as principais características dessa ordem, com certeza podemos citar os olhos grandes e a transparência de asas que, por sua vez, também são bem finas. Como parte desse grupo, estão as lavadeiras e libélulas.


Ordem Orthoptera

Com insetos como gafanhotos e grilos fazendo parte dessa ordem, podemos citar que esses são tipos típicos de áreas tropicais, possuindo um aparelho bucal mastigador e asas.


Ordem Thysanura

Também com aparelho bucal mastigador mas sem a presença de asas em sua estrutura física, os insetos que compõem essa ordem são, por exemplo, as traças.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos