» » 5 Tipos de Cobras venenosas

5 Tipos de Cobras venenosas

Muitas pessoas possuem receios quando o assunto são as cobras, principalmente quando falamos em tipos de cobras venenosas. Logo abaixo, confira as 5 principais delas e se surpreenda com toda a sua capacidade:

Taipan-do-interior

Começamos esse post falando logo de cara sobre a Taipan-do-interior, a cobra marcado por ser a mais venenosa de todo o mundo, o que não automaticamente faz dela a mais perigosa, já que não costuma representar grandes perigos para os seres humanos, desde que não se sinta ameaçada.


Um fator curioso e bem singular é que essa espécie possui ainda hialuronidase na composição do seu veneno, uma enzima capaz de se alastrar rapidamente pela corrente sanguínea, tornando essa substância ainda mais letal.

Naja

As Najas estão muito presentes no imaginário popular como cobras muito perigosas e não é para menos, isso porque seu potente veneno ainda pode alcançar distâncias maiores que o comum, atingindo presas sem precisar estar tão próxima delas.

Em contato com esse veneno, logo é acometido o sistema nervoso, gerando consequências muito graves e em pouco tempo. Como exemplo dessas possíveis reações estão paralisia, necrose e até mesmo cegueira quando atinge a região ocular.


Cobra-da-morte

Localizada de modo muito específico em regiões da Austrália e Nova Guiné, essa espécie é capaz de injetar até cerca de 100mg de veneno em suas vítimas em uma única vez, quantidade que assusta e faz com que sua picada esteja entre as mais perigosas do mundo.

Por conta da paralisia que é causada diante do contato com seu veneno, é possível que um homem adulto chegue a óbito em cerca de 6 horas, tendo em vista a insuficiência respiratório que precisará enfrentar nesse tempo de forma agoniante.

Serpente-tigre

Também presente na Austrália, país que concentra muitas Cobras venenosas, a Serpente-tigre pode fazer com que sua vítima morra em apenas meia hora diante da injeção de seu veneno, fazendo com que tenha uma das peçonhas mais letais do mundo.


Atualmente há antídotos que diminuem a ocorrência de morte, mas ainda assim será inevitável contar com o enfrentamento de determinados sintomas logo em um primeiro momento, é o caso de dores localizadas e dificuldades na respiração e movimento dos membros.

Mamba Preta

Espécie em diversos locais da África, a Mamba Preta chama atenção pela sua coloração negra mas ainda mais por sua agressividade, chamando a atenção de pesquisadores quanto aos seus ataques e a precisão dos mesmos.


Unindo esse perfil combativo com o seu veneno, essa espécie libera em uma única mordida toxinas capazes de matar até 25 homens adultos, além de poder atacar por 12 vezes sequenciadas. Por isso, muitos dos contatos com ela causam danos irreversíveis, chegando a morte.

Essa lista acaba por aqui, mas há muito mais para ser conferido no site. Por isso, não deixe de dar aquela olhadinha!

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Peçonhentas