Há cobras na natureza que podem ser consideradas verdadeiras cobras assassinas. Essas serpentes venenosas são bastante perigosas se atacarem, algumas são muito agressivas, inclusive. A seguir você confere as 10 cobras assassinas mais temidas do mundo!
Cobra de Barriga Amarela

- Nome científico: Oxyuranus microlepidotu
- Região que habita: Austrália e Nova Zelândia
- Curiosidades: essa cobra assassina tem o veneno mais perigoso do mundo, cerca de 100 vezes mais tóxico do que a da cobra cascavel. Apenas 110 mg do veneno da cobra de barriga amarela podem matar mais de 1 milhão de roedores e quase 300 seres humanos adultos. Ele causa paralisia respiratória, causando a morte em apenas 45 minutos.
Cobra da Morte

- Nome científico: Acanthophis Antarcticus
- Região que habita: Nova Guiné e Austrália
- Curiosidades: cobra bastante venenosa, cuja taxa de mortalidade dos seres humanos que foram picados e não receberam tratamento é de cerca de 60%. Essas cobras assassinas não se afastam dos seres humanos, fazendo delas serpentes extremamente agressivas.
Cobra Real

- Nome científico: Ophiophagus hannah
- Região que habita: Ásia
- Curiosidades: cobras assassinas mais compridas do mundo, chegando a medir mais de 6 m. É parecida esteticamente com as najas, mas não são um subgênero delas.
- Caso uma pessoa seja atacada por uma dessas cobras assassinas, a taxa de mortalidade ultrapassa os 60%, quando não há atendimento com antídoto.
Cobra Filipina

- Nome científico: Naja Philippinensis
- Região que habita: norte da Filipinas
- Curiosidades: essas cobras assassinas pertencem a espécie das najas. São do tipo das najas cuspideiras, que podem injetar o seu veneno por picada ou jorrá-lo de até 3 m de distância.
- O veneno dessas cobras assassinas causa parada respiratória e leva a vítima à morte em 30 minutos, aproximadamente, caso não exista atendimento médico. Além disso, pode causar cegueira permanente, caso o veneno atinja os olhos da vítima.
Víbora de Russel

- Nome científico: D. Russelli
- Região que habita: Índia
- Curiosidades: a víbora, apesar de ser originária da Índia, pode ser encontrada em praticamente todos os continentes do mundo, incluindo a América do Sul. Essas cobras assassinas são altamente agressivas e chegam a perseguir seres humanos, ao invés de fugirem.
- É responsável, de acordo com levantamentos, pela morte de mais de 25 mil indianos por ano.
Mamba Preta

- Nome científico: Dendroaspis polylepis
- Região que habita: África
- Curiosidades: agressivas, o ataque dessas cobras assassinas causa altas taxas de mortalidade. É uma das serpentes mais temidas da África.
- O veneno dessas cobras assassinas possui rápida ação e se espalha rapidamente pelos tecidos do corpo da vítima, causando paralisa em diversos órgãos.
Serpente Tigre

- Nome científico: Notechis SPP
- Região que habita: Austrália
- Curiosidades: muito comuns na Austrália, essas cobras assassinas podem levar um adulto à morte em apenas 30 minutos, devido à alta toxidade do veneno. No entanto, são cobras que tendem a fugir dos seres humanos e atacam somente quando se sentem ameaçadas ou encurraladas.
- A taxa de mortalidade do ataque dessas cobras assassinas está entre 40 a 60%. O veneno da serpente tigre causa dormência, transpiração excessiva e, por fim, paralisia respiratória.
Cobra Marrom

- Nome científico: Pseudonaja Textilis
- Região que habita: Austrália
- Curiosidades: trata-se da cobra que mais mata na Austrália. Essas cobras assassinas, mesmo quando ainda filhotes, podem levar um ser humano à morte. Apenas 155 mg de seu veneno é capaz de matar mais de 200 mil ratos e cerca de 60 seres humanos adultos.
Krait Malasiana

- Nome científico: Bungarus Candidus
- Região que habita: Indonésia, Vietnã, Singapura, Malásia e Camboja
- Curiosidades: cobras assassinas cujo ataque acaba em uma taxa de 50% de mortes, caso não haja assistência médica rápida. Mesmo vítimas que sobrevivem ao ataque dessas serpentes podem ficar com sequelas, como partes do corpo paralisadas, problemas respiratórios, alergias e outros. Além disso, essas cobras assassinas matam, também, outras serpentes – até da mesma espécie.
Taipan Comum

- Nome científico: Oxyuranus Scutellatus
- Região que habita: Austrália
- Curiosidades: cobra com veneno altamente tóxico, que faz o sangue da vítima atacada se liquefazer e destruir células – o que leva a intensas hemorragias. Todo o veneno dessas cobras assassinas pode matar cerca de 60 seres humanos adultos e mais de 200 mil roedores.
- Caso não haja atendimento médico em até, no máximo 2 h e 30 m após o ataque, a morte da vítima é quase 100% certa.
Atualizado em: 17/02/2019 na categoria: Peçonhentas