» » Tipos de Sapo: Os 5 principais

Tipos de Sapo: Os 5 principais

Os Sapos são animais já muito conhecidos de modo geral, mas dentre eles há diversos tipos e cada um deles, com características únicas e igualmente curiosas. Abaixo, conheça melhor sobre os 5 principais deles:

Sapo-cururu

Esse é o Sapo mais comum no Brasil, podendo ser facilmente encontrado em diversas regiões do país. Dentre suas características, podemos citar a presença de uma pele enrugada e coloração mais próxima do marrom, mesmo que não seja incomum a ocorrência de manchas mais escuras.


Além disso, ele é marcado também por possuir diversas glândulas em sua cabeça, sendo elas as responsáveis pela liberação de um líquido de cheiro forte que é também tóxico, podendo matar suas presas ao entrar em contato com as mesmas.

Veja Também Cobra boca de Sapo

Sapo-ponta-de-lança

Marcado por ser o Sapo responsável pelo maior número de ocorrências de óbitos em todo o mundo, o Sapo-ponta-de-lança possui uma forte coloração amarela e faz de florestas colombianas o seu habitat natural.

Quando em contato com humanos, o seu potente veneno pode matar apenas graças a poucas gotas, o que ocorre ainda em poucos minutos. Esse fator contribui para que esteja também entre os sapos mais temidos.


Sapo-corredor

Presente em grande parte do continente europeu, a exemplo de países como Portugal, Espanha e também a Ucrânia, o Sapo corredor privilegia a habitação em áreas de maior proximidade com águas doce, sendo comum o encontro deles em florestas.

Repleto de manchas e com uma pele muito enrugada, o seu maior diferencial é a presença de uma faixa em tom amarelo na região superior da sua cabeça, o que lhe acompanha até a cauda e nos permite o diferenciar com certa facilidade.

Veja Também Lagartos pequenos

Sapo-de-barriga-de-fogo-oriental

Popular na Ásia, o Sapo-de-barriga-de-fogo-oriental ocupa espaços da China, Rússia e também da Coreia do Sul. Seu curioso nome se deve a uma característica bem singular, uma vez que a região posterior do seu corpo apresenta um tom vibrante que varia entre vermelho e laranja, nos remetendo ao fogo.


Apesar de estar geralmente próximo a florestas, é um animal de fácil adaptação, o que faz com que também possa ser encontrado em regiões urbanas. Nesse caso, mesmo diante do veneno que possui, não costuma causar muito receio, desde que não seja colocado em situação de ameaça.

Sapo-americano

Como o próprio nome já é capaz de nos sugerir, o Sapo-americano é natural dos Estados Unidos, alcançando ainda parte do Canadá. Marcado pela forte presença de verrugas em todo o seu corpo, sua coloração é voltada para os tons terrosos, como marrom e vermelho mais fechado.


O líquido que é capaz de liberar não é tão tóxico quanto o de outros sapos mencionados anteriormente, por isso não está dentre os melhores predadores entre os sapos, se mantendo na retaguarda em meio a natureza.

Esperamos que tenha gostado de conhecer mais sobre esses sapos e claro, as características tão particulares de cada um deles!

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos