» » Cobra boca de Sapo: Informações e curiosidades

Cobra boca de Sapo: Informações e curiosidades

O Brasil é rico em aspectos naturais, e além de belas paisagens isso nos gera também curiosas espécies. Uma delas é a Cobra Boca de sapo, a qual você poderá conhecer melhor logo abaixo. Confira e se surpreenda:

Características gerais:

A Cobra boca de sapo, que também pode ser reconhecida como Jararaca pintada, é uma serpente que possui cerca de 1 metro e meio de comprimento, havendo diferenciações de medida entre machos e fêmeas, como acontece com muitas espécies de cobras.

Além dia, sua tonalidade é variável e geralmente passa por tons como marrom, cinza e pardo, além de possuir manchas em formato triangular que estão presentes em grande parte de sua região dorsal, possuindo tonalidade escura e acompanhadas por bordas mais claras.


São venenosas?

Para além das características já citadas, com certeza uma das principais delas é o veneno dessa cobra, que possui características inflamatórias e também proteolítica, fazendo com que o seu contato com nosso organismo gere intensas dores, além de vermelhidão e inchaço na pele. Em casos mais graves, ainda podemos citar reações como febre, desmaio, necrose, amputação e em casos raros, até mesmo a morte.

Mas no geral a Cobra boca de sapo costuma atacar humanos apenas quando se vê em uma situação de grande perigo e ameaça, picando para se defender e não para se alimentar, por exemplo. Outro fator é que o bote dela não alcança longas distâncias, então o ideal mesmo é não invadir o espaço da serpente.


Habitat

É comum que essa espécie passe a gerar certo receio diante de suas características, e por isso os locais onde vive são evitados ou até mesmo visitados com uma maior atenção. A notícia nesse sentido é que ela pode ser encontrada em muitos lugares do Brasil, como nas regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul.


Costumam ainda se localizar de forma específica em zonas rurais, como espaços no Pantanal, fazendo que com que trabalhadores rurais sejam suas principais vítimas entre os humanos, uma vez que há o encontro entre eles em zonas de mata.

Curiosidades


Apesar de tamanha imponência, essa cobra costuma se manter mais escondida, privilegiando espaços que a permitam se camuflar como um mecanismo de defesa. Contudo, em alguns momentos isso tem o efeito contrário e gera encontros inesperados com humanos, o que tem como consequência diversos incidentes.

Mas uma informação positiva é que a ciência já estipulou uma cura para sua picada, se trata do soro antiofídico que pode ser aplicado logo após o contato com seu veneno, devendo procurar um médico o mais rápido possível para sua manipulação.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies