» » Espécie de Cobra pode voar mais de 15 metros!

Espécie de Cobra pode voar mais de 15 metros!

É verdade que existem cobras voadoras? De certa forma sim. As cobras do gênero Chrysopelea são consideradas “cobras voadoras”, por conseguirem fazer um salto de mais de 15 metros. Esse tipo de cobra na verdade consegue, por exemplo, passar de uma árvore para outra sem necessariamente rastejar, fazendo inclinações de até 90 graus e planar em outro galho. Como elas não conseguem decolar do chão, tecnicamente elas não voam. As Crysopeleas são encontradas somente em florestas tropicais do sul e sudeste da Ásia.

Qual o motivo do voo?

Não se sabe ainda se o motivo deste “voo” é para caçar suas presas, fugir do alvo de seus caçadores, geralmente macacos, ou até mesmo para facilitar o deslocamento para outro ponto. Um estudo feito pelo cientista e biólogo asiático Jake Socha, da Virgínia Tech, juntamente com sua equipe, fez um estudo para tentar entender o porquê deste “dom”.

Ele filmou com quatro câmeras alocadas em pontos estratégicos, algumas dessas cobras enquanto deslizavam de um galho a outro de árvores com cerca de 24 metros de  distância. Com isso, ele conseguiu analisar, fazendo reconstruções do voo em 3D das posições do corpo das cobras.


Estudos Mostram a Verdade!

O estudo de Socha revelou que tais répteis movem-se num ângulo constante em velocidade constante, pois seu corpo consegue ondular-se e assim neutralizar exatamente a força que as empurra para o chão. Sendo assim elas nunca atingiram um equilíbrio de deslizamento no ar e sim um impulsionamento devido a “posição aérea” de seus corpos, que forma uma espécie de S, então a cobra é “empurrada para cima” apesar de estar movendo-se para baixo. Isso é explicado porque o componente ascendente da força aerodinâmica da cobra é maior do que o seu peso.

“Hipoteticamente,  isso significa que se a cobra continuar assim, estaria eventualmente se movendo para cima, feito bastante impressionante para uma cobra. Mas nosso modelo sugere que o efeito é apenas temporário e que a cobra atinge o chão após o término do seu voo” – relata Socha.

Existem cerca de 5 tipos de cobras voadoras. A menor da espécie, a Chrysopelea Ornata mede cerca de 60 centímetros e a maior, Chrysopelea Pelias, cerca de 1,20 metros. Apesar de um tamanho  consideravelmente grande, elas não oferecem risco aos seres humanos, pois a quantidade de veneno que é expelido, não chega a ser ofensivo ou mortal, o que não se aplica ás suas presas como os lagartos.


Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Espécies