» » Lagartos pequenos: Os 4 mais Vistos

Lagartos pequenos: Os 4 mais Vistos

Os Lagartos correspondem a um variado grupo de répteis, onde estão presentes diversas espécies e por isso, há ainda pluralidade em características como o tamanho. Para exemplificar isso, fizemos abaixo uma lista de Lagartos pequenos para que conheça, olha só:

Lagartixa

A Lagartixa com certeza está entre os lagartos pequenos mais conhecidos, já que podem adentrar a casas em diversas regiões do Brasil. Seu corpo mede cerca de 10 centímetros, sem contar com a sua cauda que faria com que esse comprimento fosse muito maior, já que é a maior parte do animal.

Aliás, a cauda desse animal é capaz de se tornar ainda maior quando a Lagartixa sente que está sob ameaça. Inclusive, isso é muito comum, já que a simples presença de um humano já contribui para que ela fuja rapidamente, não representando muito perigo.


Anolis auratus

Famoso em meio as Savanas, o Anolis auratus não costuma ser encontrado com muito mais que 5 centímetros de comprimento, o que contribui para que possam ocupar espaços pequenos em meio a esse habitat, como pequenas estruturas em tronco de arbustos, por exemplo.

De corpo esguio, ele consegue se movimentar com certeza velocidade e é também com rapidez e agilidade que faz de insetos como as formigas e os grilos algumas das suas principais presas.


Jacarezinho

De nome científico Cercosaura eigenmanni mas muito mais conhecido como Jacarezinho, esse lagarto possui muita semelhança com o Jacaré, com exceção do seu tamanho já que não costuma ultrapassar os 4 centímetros de comprimento.


Diante disso, é comum que ele tenha como presa outros animais pequenos presentes na natureza, sobretudo os invertebrados para uma ingestão mais simples. Assim, aproveitam da noite para surpreender esses bichos e conseguir se manter em meio ao ambiente.

Tamaquaré


Ocupante de grande parte da Amazônia, o Tamaquaré é o maior Lagarto dessa lista, mas ainda assim uma espécie pequena em meio ao grupo, já que cerca de 16 centímetros é o comprimento máximo que pode alcançar já quando adulto, sem considerar para tanto a medida de sua cauda.

Como curiosidade sobre ele, podemos citar a incrível capacidade que possui de camuflagem, já que os seus tons de marrom podem ser facilmente disfarçados em meio aos galhos onde costuma se manter como forma de defesa.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Dúvidas