» » O que Lagarto come? + Curiosidades

O que Lagarto come? + Curiosidades

O Lagarto é um réptil curioso e atualmente muitos deles já são diretamente cuidados por humanos, havendo a necessidade de entender alguns dos seus aspectos, como a alimentação. Por isso, entenda abaixo o que o Lagarto come e outras informações ligadas a isso:

O que Lagarto come?

Existem diversos tipos diferentes de Lagartos, e por isso a dieta pode mudar entre eles. No geral são animais herbívoros, que privilegiam o consumo de frutas e folhagens, podendo assim manter uma dieta balanceada. Mas, no caso de espécies específicas, como os Teiús, que consomem proteína animal, a exemplo ovos e roedores.

Para Lagartos criados de forma doméstica as possibilidades se tornam ainda mais abrangentes, já que podem ser beneficiados com o consumo de rações nutritivas pensadas para a espécie, o que pode ser aliado a sua alimentação comum na natureza para um melhor equilíbrio.


Dicas de alimentação para Lagarto

Nesse caso alguns alimentos específicos também funcionam bem, esse é o caso, por exemplo, do Repolho. Isso porque tal vegetal é uma rica fonte de carboidratos e proteínas, além de ter em sua composição minerais importantes como o magnésio, ferro e também o cálcio.

É preciso ainda ter cuidado com a frequência de oferta de um mesmo alimentos, pois vegetais como a couve devem ter o consumo controlado diante da forte presença de oxalato em sua composição, podendo diminuir a capacidade de absorção de outras importantes vitaminas.


Benefícios de uma boa alimentação para Lagartos

É importante saber que ao falarmos sobre a alimentação correta a ser ofertada a um Lagarto, estamos falando também de um aspecto fundamental para sua qualidade de vida, o que irá interferir diretamente em pontos como sua longevidade.


Por isso, é importante se atentar a dieta e também outros aspectos, como a origem dos ingredientes e a forma de conservação dos mesmos, sendo interessante oferecer alimentos naturais, sem a presença de conservantes, por exemplo.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Dúvidas