» » Fosseta loreal: O que é e Qual sua função?

Fosseta loreal: O que é e Qual sua função?

A Fosseta loreal é uma parte essencial de um grupo de cobras, fazendo parte delas e cumprindo importantes funções. Abaixo, entenda melhor sobre e tire todas as dúvidas comuns acerca dessa estrutura:

O que é Fosseta loreal?


Quando falamos em Fosseta loreal, estamos automaticamente nos referindo a um órgão que faz parte da estrutura corporal de cobras peçonhetas, ou seja, aquela que possui veneno capaz de desenvolver reações no corpo do seu receptor.

Esse é um órgão de caráter sensorial, o que auxilia as cobras quanto a percepção do ambiente no que diz respeito a temperatura, fazendo com que possam sentir a aproximação de possíveis presas, por exemplo.

Onde está a Fosseta loreal?


A localização da Fosseta loreal é onde consideramos a face da cobra, pouco abaixo da linha responsável pela divisão visual entre os seus olhos e nariz, fazendo com que haja uma em cada lateral do rosto de modo alinhado.

Essa estrutura ainda faz parte de uma abertura de certa profundidade presente no osso do maxilar, fazendo com que se interligue a diversos sentidos da cobra, sendo também um importante deles.

Características gerais da Fosse loreal

Apesar de muito importantes, as fossetas são estruturas pequenas e de abertura curta que apesar de apresentar funcionalidades autônomas se liga também a outras áreas por meio da membrana que possibilita também a função sensorial da mesma.


Isso acontece porque a membrana é justamente a responsável por comportar grande parte das terminações nervosas associadas aos olhos e maxilar, lembrando a estrutura que alguns mamíferos possuem para a recepção de calor por parte da pele.

Curiosidades


Hoje já muito conhecida e explorada, a Fosseta vem sendo cada vez mais estudada desde o século XX, quando de forma curiosa se percebeu que a Cascavél, mesmo com os seus olhos fechados, era capaz de dar o bote em estruturas que remetiam ao calor.

Isso causou muito interesse no período e assim, hoje ainda se estuda a importância do órgão como parte essencial para a sobrevivência de algumas cobras, inclusive para além do bote, mas também para a sua proteção própria.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Dúvidas