» » Cobras tem Medo de Fogo?

Cobras tem Medo de Fogo?

As cobras, como todos os outros animais, se afugentam com o calor excessivo e o fogo. Em áreas rurais ou em áreas urbanas nas proximidades de pastos, plantações ou relvados que podem se incendiar periodicamente, é comum escutar relatos de pessoas que receberam em suas casas “visitas” não muito atraentes de cobras.

Isso não significa que as cobras tenham, propriamente, medo do fogo, apenas fogem devido à alta temperatura para se protegerem!

Cobras e o Calor


É sabido que muitas cobras possuem um sistema refinado de detecção de mudanças de temperatura, o que permite que elas consigam detectar o calor de pequenos animais na mais completa escuridão. Isso ocorre porque as serpentes possuem fossetas que captam a luz infravermelha emitida por corpos quentes.

Leia também:

Apesar disso, não é recomendado que se tente afugentar cobras com fogo. Não tente dar uma de Indiana Jones como na famosa cena de um de seus filmes e que ele recorre a uma tocha acessa para espantar centenas de cobras de perto de si.

Ficção à parte, é pouco provável que tamanha suscetibilidade ao calor de apenas uma tocha acessa possa provocar tamanha reação em um “ninho de cobras”.


Sempre que precisar lidar com cobras é recomendável chamar o auxílio especializado dos bombeiros ou da defesa civil.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Dúvidas