» » Suaçuboia: Curiosidades sobre a Espécie

Suaçuboia: Curiosidades sobre a Espécie

Existe uma infinidade de espécies de cobras já conhecidas pelas população em geral, mas há também muitas outras que fogem do nosso conhecimento geral. Diante disso, hoje te falamos sobre uma delas, Suaçubóia.

Características gerais

A Suaçubóia, também chamada de Cobra de veado, são cobras que atingem, em média, uma altura de um metro e meio mas possuem uma agilidade para a locomoção inversamente proporcional a sua estatura, sendo marcadas por movimentos lentos.

Mas o aspecto mais singular sobre si é sobre sua aparência física, uma vez que a espécie policromia, havendo exemplares desse mesmo animal com tons que se diferenciam entre si, geralmente entre laranja e marrom. Além disso, possuem uma cabeça triangular, o que é bem singular.


Habitat

Essa espécie é marcada por habitar o alto de árvores, se mantendo por lá durante considerável tempo, o que contribui para que não sejam tão vistas e possa surpreender suas presas. Diante disso, habitam áreas de mata, como a floresta amazônica presente no Brasil.

São comuns a grande parte da América do Sul e especificamente em nosso país, privilegiam a habitação em espaços como a Caatinga, Cerrado e Mata atlântica, biomas que propiciam a sua vivência arborícola.


Alimentação

Tendo em vista o local em que habitam, possuem uma alimentação em grande parte fundamentada pelo consumo de aves, mas também de pequenos mamíferos que costuma surpreender durante a noite, já que os hábitos noturnos são comuns a espécie.


Inclusive, há uma característica bem diferente que faz com que possam atacar suas pressas durante a noite. A Suaçubóia conseguem encontrar esses animais dos quais se alimenta mesmo sem nenhuma presença de luz, apenas rastreando o calor corporal, o que ocorre por conta de estruturas que se fazem presentes ao longo de sua boca.

Suaçuboia possui veneno?


Apesar de não representar grande perigo aos humanos, elas podem nos atacar quando sentem que estamos colocando o seu território em perigo. Diante disso, há o receio de que ela seja venenosa mas, essa cobra não possui veneno.

Inclusive, a maneira pela qual levam suas presas a morte é por meio da asfixia, um método que denota força a espécie mas ao mesmo tempo faz com que elas não estejam dentre as mais temidas da natureza, principalmente em comparação com outras espécies de cobras.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos