» » Jacaré-do-pantanal: Conheça a Espécie

Jacaré-do-pantanal: Conheça a Espécie

As cobras não são os únicos reptéis vistos por aqui e nesse post você poderá conhecer o Jacaré do pantanal, uma espécie bastante singular marcada por curiosidades sobre as quais vale a pena entender. Confira e, assim como eu, passe a o admirar:

Características gerais


O Jacaré do Pantanal, que também pode ser conhecido pelo nome de Jacaré do Paraguai, é em grande parte marcado pela sua aparência física que normalmente já nos chama atenção. Isso porque se trata de um réptil grande, medindo entre 2 e 3 metros, além de possuir um dorso robusto que pode assustar a muitos de nós.

Além disso, há acentuada variação de cor nessa espécie, sendo o mais comum que possuam dorso em tom escuro com listras amareladas, que se tornam ainda mais presente conforme se aproximam da região da cauda. Mas o mais marcante para esses animais é a presença de diversos dentes, aparentes até mesmo enquanto suas bocas permanecem fechadas.

Habitat


Essa espécie costuma apresentar melhores condições de vida enquanto estão na água, mas também habitam o meio terrestre. No Brasil, é comum que estejam presentes na região Centro Oeste, apesar de serem também cuidados em diversas regiões para onde são levados, fazendo parte de zoológicos, por exemplo.

Mas o nosso país não é o único da América do Sul onde eles podem estar, habitando também localidades como o sul da Bolívia e o norte da Argentina, países bem próximos a gente. Mas, sobretudo, podem ser encontrados no Paraguai, o que faz com que uma de suas conhecidas nomenclaturas seja justamente a de Jacaré do Paraguai.

Alimentação

Fãs da água, sua principalmente fonte de alimentação também está relacionada a ela, pois possuem uma dieta baseada em grande parte em moluscos, peixes, crustáceos, mamíferos de pequeno porte e aves que eventualmente possam pousar na beira do rio e serem surpreendidas por esse predador.


Um fator curioso que merece ser mencionado nesse sentido é que esses animais podem passar mais de uma semana sem se alimentar, sobretudo no inverno, uma vez que o calor do ambiente é fundamental para a sua energia, implicando automaticamente na capacidade de digestão.

Risco de extinção


A caça aos Jacarés do pantanal já foi uma questão muito grave, fazendo com que esse grupo passasse a entrar na lista de animais em extinção e assim, sofressem com a situação inclusive na sua reprodução que passou a ser dificultosa.

Hoje, os índices oficiais demonstram equilíbrio para sua existência, mas é preciso estar atento a questão do comércio ilegal dos animais e principalmente aos cuidados com o seu habitat natural, pois questões como o aquecimento global passam a implicar diretamente no sucesso da sua reprodução e automaticamente, na existência da espécie.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos