» » Cobra dragão: Uma espécie de Escamas acentuadas

Cobra dragão: Uma espécie de Escamas acentuadas

Em geral, as cobras são animais já bem conhecidos e igualmente temidos, mas há diversas espécies que permanecem distante dos holofotes, sendo geralmente muito curiosas. Esse é o caso, por exemplo, da Cobra dragão, sobre a qual você pode conhecer logo abaixo:

Características gerais


A Cobra dragão possui esse nome por conta de uma característica singular presente em seu corpo, as escamas acentuadas por meio de um certo relevo, o que faz com que possua semelhanças em comparação com o Dragão como estamos acostumados a ver em séries e filmes.

Para além disso, são marcadas por uma tonalidade escura que está presente em todo o seu corpo, podendo sofrer variações mas em geral sendo mais próxima da cor cinza com o preto mais presente nas suas escamas, o que denota ainda mais destaque para elas.

Habitat


Apesar de causarem curiosidades, não são facilmente encontradas de modo geral, principalmente quando pensamos no Brasil, já que elas se localizam predominantemente em países como a Indonêsia, Malásia e Tailândia, locais que se mostram propícios ao seu desenvolvimento.

Além disso, essa espécie de cobra privilegia ter estadias em regiões úmidas e próximas a água, principalmente em locais como pântanos, brejos, florestas e até mesmo campos de arroz, o que contribui para a dificuldade em um encontro com a mesma, já que podem se esconder facilmente nesses ambientes que compõem seu habitat.

Alimentação

Tendo em vista o local onde se alojam, os sapos são as suas principais presas, compondo quase unicamente a sua alimentação, não representando perigo aos humanos, apesar da sua aparência que pode chegar a causar receio.


Durante a noite optam por sair em busca do seu alimento que consegue a manter saciada até a próxima noite normalmente, o que se deve também ao seu tamanho que não é tão acentuado, de cerca de 60 centímetros de altura, havendo o encontro de fêmeas com tamanho ligeiramente superiores a essa média.

A Cobra dragão possui risco de extinção?


Sendo pouco avistadas, muitos podem entender que elas correm risco eminente de extinção, mas não é o que ocorre. Onde se mantém, não há graves ameaças tanto do ponto de vista ambiental quanto de predadores, conseguindo se reproduzir facilmente além de manterem a si mesmas.

Outro fator que contribui para que não estejam em risco de extinção, é que essa é uma espécie bem distribuída entre países asiáticos, que costumam ser extensos em área territorial e propiciam que elas vivam em diversos locais afastados entre si.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos