» » » Visão da Cobra – A Cobra Enxerga?

Visão da Cobra – A Cobra Enxerga?

A visão das cobras é muito limitada, pois elas são míopes! A cobra enxerga muito mais por meios das fossetas, que são células especializadas em captar o calor dos corpos no ambiente através da percepção da luz infravermelha, que é invisível aos olhos humanos. É assim que a cobra consegue perceber a presença de sua presa, seu tamanho, a distância a qual ela se encontra e os seus movimentos.

A cobra enxerga através das fossetas

Essas fossetas podem ser loreais, em forma de dois buracos no focinho ou labiais. As terminações nervosas desses órgãos especializados enviam sinais para o cérebro que formam imagens térmicas dos animais de sangue quente.


Até as mínimas diferenças de temperatura podem ser notadas pelas cobras a uma distância de até 5 metros, por isso é que sua visão míope não atrapalha na caça, locomoção e fuga.

As espécies de serpentes que possuem pupilas arredondadas e hábitos diurnos possuem a visão um pouco melhor do que aquelas que possuem as pupilas elípticas ou verticais, o que indica hábitos noturnos. Todas elas possuem pálpebras coladas e transparentes.


Atualizado em: 19/12/2018 na categoria: Diversos, Dúvidas