» » Jacaré-tinga: Curiosidades e Informações sobre essa Espécie de Jacaré

Jacaré-tinga: Curiosidades e Informações sobre essa Espécie de Jacaré

A região amazônica é responsável por comportar diversas espécies diferentes de animais e um exemplo disso é o Jacaré-tinga, curioso habitante dessa e de outras regiões. Para entender melhor sobre ele, basta seguir com o post!

O que é Jacaré-tinga?

Como o próprio nome já é capaz de nos sugerir, o Jacaré-tinga se refere a uma das tantas espécies de jacarés dispostas por todo o mundo. Seu nome científico é Caiman crocodilus mas, no meio popular, acabou ganhando diversos apelidos como jacaré-de-óculos e claro, jacaré-tinga ou jacaretinga.


Esse réptil possui características singulares, apesar de não ser tão simples assim diferenciá-lo diante de outras espécies semelhantes. Mas é claro que, sabendo de alguns detalhes, essa missão passa a se tornar possível!

Características do Jacaré-tinga

Um aspecto bem singular desse animal é a presença da tonalidade branca em seu dorso, o que acabou dando a ele o nome popular de Jacaré-tinga pois, no língua tupi, tinga significa branco, o que gerou o apelido por parte desses indígenas.

Os detalhes sobre sua cor não param por aí. Sua tonalidade em geral costuma ser amarelada ou até mesmo esverdeada, possuindo ainda manchas pretas que acompanhar toda a sua extensão corporal. Isso vai de encontro a ideia de que são mais escuros, já que normalmente possuem o tom cinza em detrimento da sujeira acumulada.


Seu tamanho também causa impacto, não sendo incomum que cheguem a medirem até 2,50 metros, alcançando ainda o peso de 60kg quando adultos. Mas vale frisar que as fêmeas costumam ser menores, diferenciação comum da espécie.

Habitat

Esses animais costumam se concentrar em lagos e rios, se sentindo familiarizados com a água doce. Sua ocorrência é comum em países como o México, se concentrando sobre tudo na América Central e do Sul. No Brasil, especificamente, seus registros são mais presentes no Norte e Centro-Oeste do país.

Um fato curioso sobre seu habitat é percebido quando nos voltamos a analisar sua presença no estado do Amazonas, onde eles são vistos em centros urbanos de Manaus com frequência. Infelizmente, isso significa que vivem em meio a constante poluição e correndo diversos riscos.


Ameaças a espécie

O fator poluição já foi percebido como uma ameaça a existência do Jacaré-tinga, mas há ainda outros pontos dificultadores para eles. A perda do seu habitat tem sido cada vez mais comum e, aliado a isso, chegando ao meio urbano, são vítimas da ação humana de forma ainda mais direta.

É comum que sejam visados pela caça para o uso ilegal da sua pele, ou até mesmo sejam violentados por pessoas que acreditam estar se defendendo com essas agressões. O IBAMA alerta sobre a prática ser criminosa e sobre a necessidade de observar medidas capazes de mudar essa realidade.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos