» » Escorpião-amarelo: Características, Veneno e mais

Escorpião-amarelo: Características, Veneno e mais

O Escorpião é animal pequeno que causa um medo inversamente proporcional ao seu tamanho, isso se deve pelo risco que alguns deles apresentam a nós, humanos. Nesse post, você vai poder entender melhor as características e curiosidades do escorpião-amarel, olha só;

Classificação biológica

Biologicamente, o escorpião-amarelo é chamado de Tityus serrulatus e classificado como pertencente a classe dos aracnídeos. Além disso, faz parte do grupo dos artrópodes, o que significa dizer que são animais invertebrados com a presença de uma estrutura externa de sustentação.


Assim como as suas companheiras de classe, as aranhas, há estudos científicos que tratam da possibilidade do escorpião-amarelo ser um animal muito resistente a ação do tempo, resistindo já a cerca de 400 milhões de ano!

Características gerais

A nomeação dessa espécie parte justamente da sua coloração corporal, que pode variar entre amarelo claro e amarelo escuro entre suas pernas e cauda. Inclusive, contando até a ponta da sua cauda, é possível que alcancem, em média, 7cm de comprimento já na fase adulta.

Apesar de haverem muitos registros fotográficos deles, possuem hábitos predominantemente noturnos, fazendo da noite o momento ideal para encontrar suas presas preferidas, que incluem mosquitos, aranhas, grilhos e até mesmo as baratas.


Habitat

Apesar do escorpião-amarelo ser o principal responsável por acidentes com escorpiões em localidades situadas no meio urbano, o seu habitat natural é o cerrado. Dentre os estados brasileiros, parece preferir Minas Gerais, Bahia e Ceará para se manter, havendo casos recorrentes de encontro dos mesmos nesses lugares.

De modo geral, gosta de se manter escondido em casas, o que apresenta um perigo eminente. Mas também gostam de estar em lugares abandonados e até mesmo em meio ao lixo, assim conseguem se esconder, principalmente pelo seu tamanho.

Picada do escorpião-amarelo

É preciso estar atento a presença do escorpião-amarelo, já que o seu veneno pode atingir rapidamente o funcionamento do nosso corpo, causando diversas questões a ele, como fortes dores e ainda atingindo o nosso sistema nervoso.


Quanto mais demorar de se tomar uma atitude no caso de picada, o veneno vai se alastrando e causando uma hipersensibilidade para além do local de contato inicial com o animal. Inclusive, sem as medidas corretas, é possível que haja falecimento por parada respiratória.

Em caso de acidente, o indicado é ir o mais rápido possível ao médico e, no caminho, buscar evitar agitações.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos