» » Dragão-barbudo

Dragão-barbudo

A natureza é repleta de uma fauna surpreendente onde, mesmo quando já acreditamos ter visto de tudo, descobrimos uma nova espécie animal para nos encantar diante de cada um dos seus detalhes. Exemplo disso é o Dragão-barbudo, sobre o qual te falamos melhor ao longo desse post!

Características do Dragão-barbudo

O Dragão-barbudo é um réptil marcado por possui hábitos diurnos e, por conta disso, ser visto com frequência. Eles possuem um tamanho considerável, medindo em média 30 centímetros, incluindo o comprimento da cauda que possuem. Apesar da sua existência estar sendo cada vez mais conhecida em todo o mundo, eles são muito comuns na região da Austrália e possuem algumas especificações para os habitats onde são encontrados.


Habitat natural do Dragão-barbudo

Como te disse, grande parte dessa espécie se concentra na Austrália. Esse ambiente favorece a vida do animal, já que eles vivem no meio terrestre e optam quase sempre por zonas desérticas e também savânicas, habitando de acácias e eucalipto que se fazem presentes nesta mesma região por conta da umidade presente dentre elas. Curiosamente, esse ambiente está diretamente associado a sua alimentação, que é grande parte composta por folhas e insetos.

Explicação do nome Dragão-barbudo

O nome curioso desse animal se deve a um motivo que pode ser conferido nas imagens dispostas ao longo desse post, já que ele possui uma bolsa escamosa logo abaixo do seu pescoço tanto nos machos quanto nas fêmeas. Mas, curiosamente, esses gêneros a exibem de modo distinto. Enquanto os machos a usam para chamar a atenção das fêmeas, elas usam para expressar o seu domínio acerca de determinado território e demonstrar agressividade.


Dragão-barbudo como animal de estimação

A singularidade desse animal também chama a atenção de criadores particulares, que buscam usar a espécie como um animal de estimação, o que tem acontecido cada vez mais. Apesar deles se mostrarem amigáveis e isso interessar ao público consumidor, é preciso estar atento a uma riqueza de elementos que devem estar favoráveis para a criação do mesmo.

É preciso, por exemplo, possuir um terrário que conte com a possibilidade de ajuste de temperatura e que, preferencialmente, seja voltado apenas para o Dragão-barbudo, já que essa é uma espécie solitária. Já a alimentação é mais simples, sendo composta em maioria por insetos mas também por vegetais. Mas é claro, é necessário estar de acordo com a legalização do país para ter um desses.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos