» » » Cobra de Vidro

Cobra de Vidro

Répteis, cobras e lagartos são animais repletos de peculiaridades e um corpo todo elaborado para suprir suas necessidades. A seguir vamos conhecer um pouco mais sobre a cobra de vidro, seus hábitos, alimentação e um pouco mais de como seu corpo funciona.


A cobra de vidro, na verdade, não é considerada uma cobra, mesmo que seu nome aponte para isto, e sim, é um lagarto. Também é conhecido por licranço, licanço, alicanço ou fura-mato. Sua aparência iguala-se a de muitas cobras, por este motivo muitas vezes este lagarto é confundido com uma delas. Ele possui membros ausentes, e normalmente é encontrado na região da Ásia, África e Europa.

Estes lagartos apresentam características que os diferem das cobras, tais como: a língua que é dividida, e não bifurcada; as pálpebras móveis que eles possuem e as cobras não; a troca de pele dos lagartos ocorre pausadamente, uma parte do corpo por vez, e não como a cobra que realiza esta troca por inteira.

A pele do licranço é construída por escamas, e, ao tocá-la, podemos sentir a suavidade de seu corpo. A facilidade que este lagarto tem, que muitos répteis dessa espécie também possuem, é que a sua cauda, quando cortada, cresce novamente, porém raramente ela volta a ser do tamanho original. Muitas vezes a perda da cauda é realizada para fugir de ameaças e predadores.

Sobre sua cor e formato, normalmente o macho apresenta partes azuis por todo o seu corpo, enquanto as fêmeas possuem um risco localizado próximo ao dorso.


Seus Hábitos

Seus hábitos são diurnos, pois eles necessitam do Sol para se aquecer, pois sua pele é muito fria. Sua alimentação baseia-se em lagartas, lesmas e até larvas. Estes alimentos são facilmente encontrados em campos pelos quais eles percorrem para a caça. São considerados répteis carnívoros


Para jardineiros, este pode ser um animal cheio de benefícios, pois, como eles se alimentam de lesmas e parte das vezes de insetos, eles auxiliam na exterminação de pragas do plantio. Caso o jardineiro opte por este animal para defesa de seu jardim, ele deve obter plásticos pretos ou chapas de zinco localizados no solo para atrair o lagarto.

Estas são algumas curiosidades sobre a cobra de vidro, que, na verdade, não é cobra e sim um lagarto, um pouco mais sobre seus hábitos, e até mesmo benefícios que podem trazer.

Atualizado em: 15/08/2018 na categoria: Espécies, Vermelha