» » Ovo de Cobra – Macio, Achatado e Muito Resistente!

Ovo de Cobra – Macio, Achatado e Muito Resistente!

Você saberia reconhecer um ovo de cobra? Sabe onde elas os colocam e se eles são chocados? O ovo de cobra pode, ainda, ficar no interior do corpo da mãe até ser chocado. Isso acontece quando a cobra é ovovivípara, embora a maioria delas seja ovípara.

Ovos de cobra – macios, moles, achatados e resistentes!

Ovos de cobra são moles e macios, mas não são frágeis. Ele também se diferencia dos ovos de aves porque é mais alongado e achatado. Além disso, algumas espécies colocam ovos com formatos irregulares, diferenciando-se bastante dos ovos de outros animais ovíparos.

Elas os colocam em locais quentes, que funcionam como uma incubadora. Os ovos de cobra também podem ser enterrados e, em raríssimos casos, protegidos pela mãe, já que a maioria das cobras não choca os seus ovos nem acompanha o seu desenvolvimento ou o nascimento dos filhotes.


Caso você coloque luz contra o ovo ou o leve para um local bastante iluminado, devido à fina espessura de sua casca é possível visualizar os filhotes de cobra em formação dentro do ovo.

Filhotes de cobra

Os filhotes de cobra utilizam um mecanismo especial, o “dente do ovo”, como uma serra para quebrar a casca por dentro, balançando a cabeça para um lado e para outro. Ao nascerem, esse dente cai.

Os filhotes de cobra não necessitam de cuidados maternos, como a maioria dos animais na natureza. As pequenas cobras que nascem aprendem sozinhas a capturar suas presas e a se defenderem de perigos ou predadores.

Há espécies de cobras que podem gerar até mais 100 filhotes em uma única ninhada. Já o tempo que demora para o filhote romper o ovo varia muito de acordo com a espécie da serpente, mas não costuma ultrapassar 60 dias – um tempo considerado curto. 


No entanto, temos na natureza também as cobras ovovivíparas. Nesse caso, o ovo de cobra não é colocado e deixado no local pela mãe. Elas gestam os ovos em seu corpo até o nascimento dos filhotes. As cobras vivíparas, por sua vez, geram seus filhotes diretamente em seus corpos.

Atualizado em: 17/02/2019 na categoria: Diversos