» » Cobra Dormideira – Dócil e sem Veneno: Não é Jararaca!

Cobra Dormideira – Dócil e sem Veneno: Não é Jararaca!

A cobra dormideira (Dipsas indica) é muito dócil e não possui peçonha, no entanto é bastante confundida com a jararaca, que é peçonhenta. Você já pôde ter ouvido falar sobre a cobra dormideira com os nomes de jararaquinha dormideira, pingo de ouro e papa-lesmas. Ela pertence à família dos Colubrídeos.

Características da cobra dormideira

Apesar de muitas pessoas confundirem essa cobra com uma jararaca, ela não é venenosa e é extremamente inofensiva e calma. Uma excelente opção para quem gosta de  ter cobras como animal de estimação. Assim como as outras cobras domesticadas, a cobra dormideira morde apenas quando manipulada de forma errada, tendo uma picada muito suave e pouco dolorosa.


De hábitos terrícolas, é muito comum em ambientes urbanos e aparece muito dentro das casas. Também ocorre em florestas úmidas, bordas de matas, pastagens e áreas secas. Com menos de 100 gramas, não possui dimorfismo sexual, sendo fêmea e macho muito parecidos. É muito comum encontrá-las em hortas, lugar frequentado pelas lesmas do qual se alimenta. É uma cobra excelente no controle de pragas. Seu tamanho varia de 15 cm até 40 cm.

Veja Também Tipos de Cobras venenosas

Uma característica muito marcante nessa cobra são os olhos saltados e que chamam bastante atenção. Essa cobra possui uma cor de fundo marrom-claro amarelado, com trapézios desenhados no dorso. Seu corpo é comprimido lateralmente.

Defesa

Apesar de não inocular veneno, a dormideira possui um mecanismo de defesa para intimidar quando se sente ameaçada. Ela tenta parecer uma serpente venenosa, triangulando a cabeça, fazendo um movimento de expansão do maxilar. Pode, também, se esconder envolvendo parte de seu corpo e dar um bote ou evacuar suas fezes por medo e estresse.


Veja Também Jararaca

Reprodução

A cobra dormideira é ovípara e coloca de 5 a 10 ovos por gestação. Sua gestação tem um tempo de 12 a 13 semanas. Essa espécie gosta de se reproduzir nos meses mais quentes e chuvosos do ano, entre dezembro e janeiro.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies