» » » Salamandra: conheça suas características e algumas espécies.

Salamandra: conheça suas características e algumas espécies.

A salamandra(Caudata) é um animal que possui características muito parecidas com os lagartos, podendo por muitas vezes ser confundida com eles. Porém, diferente dos lagartos, a salamandra possui o corpo liso, ou seja, sem escamas, e  muito brilhante que  mede em torno de 10 a 15 cm. Ao encontrar esse animal é importante tomar muito cuidado, isso porque, a depender da espécie da salamandra, ela pode ou não possuir veneno, que é usado em caso de defesa. A sua alimentação é baseada em outros pequenos animais, como insetos, minhocas, outras salamandras menores e também os peixes. O seu habitat natural são as florestas, devido aos ambientes escuros e úmidos.  Saiba mais sobre esse animal fantástico:

Classificação:

Trata-se de um  anfíbio, ou seja, possui habilidades no solo e na água, não só isso mas também é ectotérmico (a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente). Sua respiração pode variar a depender da espécie, sendo que a maioria das espécies possui a respiração cutânea, já nas outras pode variar, entre pulmões e brânquias.

Espécies:

Sendo mais de 400 espécies espalhadas pelo mundo, podemos encontrá-la mais facilmente no hemisfério norte. Cada espécie possui uma característica diferente: seja ela física como a coloração, ou interna  como o funcionamento do sistema respiratório. Como já citado acima,  algumas espécies possuem veneno, e a principal característica na identificação de uma salamandra venenosa é a se a sua coloração possui cores fortes, por exemplo, vermelho, amarelo e laranja.  Veja abaixo algumas espécies de salamandras:


Salamandra de fogo (Salamandra salamandra)

Essa espécie é encontrada nas regiões montanhosas da Europa, e trata-se de uma das salamandras mais venenosas já encontradas. Seu corpo pode chegar até 20cm de comprimento e possui coloração preta com algumas manchas amarelas, podendo apresentar também alguns pontos vermelhos. Essa espécie é sedentária e possui hábitos noturnos.

Salamandra gigante- chinesa (Andrias davidianus)

Como o nome já diz, ela é encontrada na China continental e é considerada o maior anfíbio do mundo, podendo chegar até mais de um metro de comprimento e pesar em mais de 55 quilos. É uma espécie aquática muito encontrada em florestas com rios e riachos, isso porque sua reprodução é realizada na água. Atualmente, se encontra na lista de animais em ameaça de extinção, pois é muito usada para práticas medicinais e até mesmo para alimentação.

Salamandra mexicana (Ambystoma mexicanum)

O axolote, ou salamandra mexicana, é uma espécie aquática encontrada na região central do México, nas áreas escuras dos rios e riachos.Seu corpo possui cerca de 25cm e sua alimentação é baseada em crustáceos e pequenos invertebrados. Dentre muitas características, como a quantidade de brânquias, ou as suas características físicas, a mais peculiar é a sua incrível capacidade de se regenerar. Assim como a salamandra gigante da china, o axolote também sofre ameaça de extinção, e está na lista da  IUCN para que seja feita a sua preservação.


 


Apesar de haver muitas curiosidades pela salamandra, ela é um animal tranquilo e que deve ser preservado, isso porque, como já sabemos: todo animal tem uma função no ecossistema e a falta dele pode desencadear um potencial desequilíbrio.

 

 


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos, Espécies