» » Lagarto grande: Características do Teiú

Lagarto grande: Características do Teiú

Quando pensamos em um Lagarto grande, é comum que logo venha a nossa mente o Teiú, espécie marcada por ser o maior Lagarto encontrado hoje no Brasil. Sobre ele e suas características, confira logo abaixo:

Características gerais:


O Teiú é um réptil que pode ser encontrado com até cerca de dois metros de comprimento, incluindo sua cauda, além de ter ainda um corpo consideravelmente robusto. Há ainda outras características grandiosas em seu corpo, a exemplo da comprida cabeça que possui.

Veja Também Lagartos pequenos

Além disso, são donos de uma arcada dentária complexa, formada por diversos e pontiagudos dentes. Em sua aparência, ainda podemos observar uma coloração escura como a mais presente, mas tendo também manchas dispostas em tonalidade branca ou amarelada.

Comportamento


Esse, como muitos Lagartos, é um animal de hábitos predominantemente noturnos, se mantendo escondidos durante o dia como forma de defesa. Portanto, é durante a noite que faz suas presas, sobretudo se mantendo tranquilo e as surpreendendo de modo oportunista.

Se alimentam de aves, insetos e pequenos roedores, mas também de frutas e folhas, tendo uma diversidade na natureza de opções para se saciar. Também podem apresentar certa agressividade dependendo do contexto no qual estejam inseridos, por isso o ideal é manter uma distância segura ao avistar um deles.

Habitat

O Teiú é uma espécie muito comum no Brasil, principalmente no Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. Contudo, não se restringem ao nosso país e também podem ser vistos em outros países da América do Sul, como no Paraguai, Bolívia e também a Argentina.


Veja Também O que Lagarto come?

No geral, privilegiam regiões de mata aberta, sobretudo nas bordas dessas matas, espaço que conseguem utilizar como refúgio durante o dia para que, já durante a noite, possam estar mais ativos.

Curiosidades


Durante muito tempo o Teiú representou uma importante fonte de alimentação para comunidades indígenas no interior do país, já que sua carne era amplamente consumida nesse sentido, assim como a gordura e o couro.

Além disso, outro benefício dele é dado a natureza, sendo um transportador de sementes muito eficaz diante do consumo regular de frutos. Com isso, se encarrega de gerar o crescimento de diversas plantas frutíferas.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos