» » Filhote de Lagarto: Como nasce, Informações e curiosidades

Filhote de Lagarto: Como nasce, Informações e curiosidades

Ainda quando filhotes, os Lagartos já são capazes de nos apresentar a curiosas características, detalhes que fazem parte desse grupo de animais. Abaixo, conheça e entenda melhor sobre elas:

Como nasce o filhote de Lagarto?


Os Lagartos se reproduzem de forma sexuada, ou seja, para que haja a fecundação os gametas masculinos precisam entrar em contato direto com o aparelho reprodutivo feminino, gerando assim uma gestação.

Veja Também Lagartos pequenos

Por serem animais ovíparos, os Lagartos nascem a partir de ovos que são colocados pelas fêmeas, deles saem os filhotes após certo período de cuidado dos pais. Contudo, como há muitas espécies de Lagartos, é importante frisar que no caso do Aspidoscelis uniparens, a reprodução ocorre de modo diferente, através de partenogênese.

Informações


Em uma mesma gestação, a fêmea pode colocar entre 12 e 35 ovos mas até que eles choquem, há a necessidade de muito cuidado, uma vez que essa fase leva cerca de três meses até que seja devidamente concluída.

Veja Também O que Lagarto come?

A coloração desses filhotes pode mudar de acordo com a espécie de Lagarto a qual nos referimos, mas em geral é comum que esse tom mude de acordo com a passagem do tempo, quando também aumentam de comprimento.

Curiosidades

Ao contrário do que acontece com outros répteis, grande parte dos Lagartos, a exemplos dos Teiús, mantém uma relação parental com os seus filhotes, o que acontece desde os ovos que são devidamente cuidados até o nascimento.


Esses cuidados envolvem detalhes curiosos mas muito importantes para a segurança dos ovos, como os manter escondidos em cupinzeiros e tocas, sobretudo quando os pais precisam sair para buscar por alimentos.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos