» » Cavalo do cão: Inseto com Picada mais dolorida do Mundo

Cavalo do cão: Inseto com Picada mais dolorida do Mundo

Muitos insetos já se tornaram velhos conhecidos em nosso dia a dia, mas como a natureza está sempre disposta a nos surpreender, alguns deles não são tão conhecidos assim. Esse é o caso do Cavalo do Cão, sobre o qual poderá perceber muitas informações interessantes logo abaixo:

Características gerais:


Chamado popularmente de Cavalo do Cão, essa é uma vespa que também pode ser conhecida por Marimbondo caçador. Seu tamanho médio é de 5cm enquanto o ferrão, característica marcante de sua estrutura corporal, possui cerca de 7 milímetros.

Possuem ainda uma tonalidade preta por todo o seu corpo, apesar de ganharem uma tonalidade mais próxima do castanho na região de suas asas. E não se engane, pois apesar do tamanho pequeno em comparação a outros insetos, a força desse animal com certeza pode surpreender.

Comportamento


Solitário e agressivo diante de suas presas, o Cavalo do cão é marcado acima de tudo por possuir a picada mais dolorosa do mundo, o que faz com que seja considerando imponente. Inclusive, exemplo disso é o fato de poder ser predador de aranhas muito maiores que ele mesmo.

Mas para além disso, podem se alimentar do néctar de flores e ainda possuírem um comportamento menos combativo, o que acontece diante de humanos, os quais sofrem com a picada do inseto apenas em casos onde ele se sente ameaçado, ou caso dê o azar de pisar em um deles na natureza, por exemplo.

Habitat

Essa espécie pode ser avistada em diversos pontos da América do Sul, mas também da América Central e do Norte, estando presente em países como o Brasil e Estados Unidos, onde buscam habitar áreas internas da natureza, não sendo comum que as vejamos em espaços urbanos.


Em nosso país, houve uma ocorrência recente no estado do Ceará, onde o apresentar André Marques foi atingido com a picada do animal e assim, fez com que muitas pessoas passassem a o conhecer, mesmo que superficialmente.

Curiosidades


Apesar de ter uma picada tão forte, o veneno do Cavalo de cão não costuma ser tão potente, por isso ele também não é letal aos humanos, apesar de poder causar diversas reações em nosso corpo, como febre e inchaço, para além da dor.

Outro fator bem curioso é que ao injetar seu veneno, o insete perde cerca de metade dele, ainda passando a correr o risco de morte por conta desse fator, o que faz com que seja uma atitude evitada sempre que possível.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos