» » Barata gigante: Ela realmente Existe?

Barata gigante: Ela realmente Existe?

Em um período onde a internet se torna cada vez mais presente, bem como as edições feitas nela, podemos colocar em dúvida tudo o que vemos. Diante disso surgem dúvidas como se a barata gigante realmente existe, e nesse post responderemos essas e outras questões. Confira:

A Barata gigante é real?

A Barata gigante não apenas é real como também pode ser encontrada aqui mesmo, no Brasil. Essa espécie é conhecida pelo nome de Barata de Madagascar, sendo caracterizadas por serem as maiores do mundo, surpreendendo pelo seu tamanho ao mesmo tempo em que assusta pelo mesmo motivo.

Inclusive, um fato curioso sobre esse inseto é que ao contrário de outros tipos de barata, ele acaba sendo bem vindo em criadouros e até mesmo em pratos exóticos. Mas calma pois também te explico melhor sobre isso ao longo do post.


Características gerais

Enquanto as baratas comuns não costumam ultrapassar os 3 centímetros de comprimento, a Barata gigante tem entre 5 e 7,5 centímetros, fazendo com que seu tamanho seja sua principal característica, inclusive a que a nomeia de forma popular.

O corpo mais robusto acompanha o seu tamanho, mas também possui outros detalhes em sua formação física, a exemplo de ganchos que compõem sua estrutura corporal e torna mais simples a locomoção das mesmas em diversas estruturas, sobretudo as lisas. Seus tons são comuns e mesclam entre preto e marrom, comum a esses insetos de forma geral.


Onde vive a Barata gigante?

Como seu próprio nome é capaz de nos sugerir, essa barata é muito comum na região de Madagascar, no Sudeste da África. Contudo, ela já se faz presente em muitas outras localidades, inclusive se adaptando bem a essas mudanças geográficas.


No geral, gostam de espaços florestais, estando tanto na terra quanto em locais mais altos, como toras de árvores onde também costumam se manter. De forma incomum, também podem ser encontradas em lixos, onde se alimentam de dejetos.

Usos da Barata gigante


Criadores que apreciam os cuidados com animais exóticos utilizam a Barata gigante como um animal de estimação, fato curioso que na prática tem se tornado cada vez mais comum, contribuindo para uma intensa comercialização desse inseto, inclusive mediante altos preços.

O que explica isso, além da sua aparência imponente que causa interesse e curiosidade, é que a Barata gigante costuma ser mais limpa que as demais, sendo também utilizadas como fonte de alimentação, principalmente em alguns países asiáticos e africanos.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos