» » Bicho-pau: Características e curiosidades

Bicho-pau: Características e curiosidades

Há diversos animais curiosos, desde a sua aparência até sobre o seu nome. Muitos deles são encontrados em meio a natureza brasileira e um deles é bicho-pau, e no post de hoje te explicando quem são eles e outros detalhes bem curiosos para se saber!

Caracteristícas do Bicho-pau

O Bicho-pau na verdade é o nome de uma classificação que inclui cerca de 3000 espécies de insetos que fazem parte da ordem Phasmatodea. Esse nome curioso é devido ao seu aspecto similar a um galho, detalhe que faz com que eles se saiam muito bem na camuflagem em meio a árvores na natureza.

É possível que percebamos neles características comuns aos artrópodes, ou seja, têm cabeça, abdômen e tórax na subdivisão do seu corpo, além de um par de antenas e três pares de pernas. Eles também são marcados por um corpo alongado, cabeça pequena e presença de pernas com espinhos. Outro detalhe é que fêmeas e machos apresentam diferenciações, sendo que as fêmeas são maiores e possuem asas, há ainda características sobre as reproduções.


Reprodução do Bicho-pau

Essas espécies se reproduzem de forma assexuada, ao menos grande parte deles. A fecundação ocorre quando o macho, que geralmente é menor que a fêmea, sobe nas costas dela e realiza sua prática sexual. Após isso, há a produção de ovos por parte da fêmea e deles, surgem um jovem inseto, também chamado de ninfa.

Algumas espécies, em menor quantidade, podem reproduzir de modo assexuado, por meio de um processo conhecido como partenogênese, onde ovos não fecundados pelas fêmeas possuem a capacidade de gerar outras fêmeas.

Comportamento do Bicho-pau

O Bicho-pau apresenta hábitos noturnos, ficando mais ativo em meio a natureza logo após o pôr do Sol, se resguardando durante o dia e podendo nesse período se locomover lentamente pela ação dos galhos onde permanenecem. Além da camuflagem que já citamos anteriormente, alguns animais pertencentes a esse grupo podem ainda liberar odores para afastar predadores e se protegerem. Vale frisar ainda que eles costumam se alimentar de vegetais, sendo herbívoros.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos