» » Peixe Sarapó: Curioso ser aquático

Peixe Sarapó: Curioso ser aquático

O mundo aquático é realmente muito curioso, e com certeza muito disso se deve aos animais que nele habitam. Exemplo disso é o Peixe Sarapó sobre o qual falamos abaixo, confira e o conheça melhor:

Características gerais:


Sarapó é um nome que provém do idioma tupi e significa “desliza na mão”, o que se deve por conta da sua estrutura corporal marcada por uma característica escorregadia. Esse é um peixe de água doce e ao encontrar, poderá perceber também uma estrutura física bem singular.

Sua aparência é formada por uma cor parda e faixas escuras que além de contribuirem para seu visual, são também responsáveis por transmitir pequenas cargas elétricas, um diferencial desse peixe que utiliza o aspecto para sua própria proteção e sobrevivência.

Habitat


O Peixe Sarapó se concentra na parte Central e Sul do continente americano, não sendo comum o encontro do mesmo em países como México, Paraguai e Brasil, onde estão presentes sobretudo em regiões de águas calmas e turvas.

O ideal é que ele viva em meio a natureza, pois a possibilidade de que morra quando criado em cativeiro é considerável, podendo ser um aspecto negativo para a sobrevivência da espécie, uma vez que o seu habitat natural é o ideal para si.

Curiosidades

Essa é uma espécie marcada por uma resistência e adaptação que surpreende, uma vez que podem até mesmo sobreviver em espaços com baixo contingente de oxigênio, aliás esse é o principal fator que contribui para que sobrevivam em espaços pequenos, sendo utilizados em espaços voltados para a pesca esportiva.


Outro fator curioso e singular é sua alta capacidade auditiva, o que faz que ele responda ao estímulos de vibração das ondas da água, um aspecto que em grande parte chama atenção dos cientistas da área.

Pode comer o Peixe Sarapó?


O Peixe Sarapó é muito conhecido por pescadores, mantendo diversas famílias que vivem a beira de rios tanto através da sua venda que movimenta a economia nesses espaços quanto pela alimentação do peixe em si.

Por isso, é comum que ele seja utilizado como meio de subsistência, sendo a principal base de muitas receitas a exemplo do seu filé que possui um sabor muito característico e claro, delicioso.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos