» » Peixe cobra: Características e curiosidades

Peixe cobra: Características e curiosidades

O universo dos animais aquáticos é ainda maior e mais misterioso do que podemos imaginar. Nele, há espécies pouco conhecidas e bem diferentes, exemplo disso é justamente o Peixe cobra, sobre o qual te falamos melhor nesse post:

O que é Peixe-cobra?

Também conhecido como peixe corda ou enguia de água doce, o peixe cobra é uma espécie de peixe bastante singular por conta das suas características fisícas que são, inclusive, as responsáveis pela denominação popular dele.

Ele é chamado de peixe cobra por conta da sua aparência esguia e comprida, sem a presença de nadadeiras pélvicas ou peitorais, o que fazem com que possam ser confundidos com cobras a certa distância e não se assemelhe com espécies mais comuns de peixes.


Características do Peixe cobra:

A presença de escamas do tipo ganoide e possuir um corpo em formato cilíndrico são algumas das condições físicas mais marcantes do Peixe cobra, para além das mencionadas anterior que fazem com que se assemelhem bastante com cobra.

Outros detalhes sobre eles envolvem um comprimento de até, no máximo, cerca de 40 centímetros e a atrofia de algumas partes de si, como as nadadeiras caudal, anal e dorsal. Isso contribui para que sejam mais lentos que outras espécies, mas conseguem fugir de forma eficaz com a sua capacidade curiosa de dar pulos.


Habitat

Seu habitat é constituído a partir da presença de água doce, preferindo se situarem em regiões costeiras dos rios, local onde geralmente ficam as cobras e, por isso, causam muitos sustos a população local ou visitantes que não o conhecem.


Essa espécie é muito comum na América, desde a do Sul até a do Norte, se fazendo presente em países como Argentina e México, além de em grande parte dos estados brasileiros, onde não são raros os registros dos mesmos em vídeos ou fotografias amadoras.

Peixe cobra em aquário


A criação desses animais em aquários, é mais comum do que podemos imaginar. Ele está disponível para venda em diversas regiões do nosso país, por exemplo, mas é preciso estar atento as necessidades apresentadas para os cuidados do Peixe cobra.

Caso hajam outras espécies no aquário, é interessante enviar a comida dele por um tubo específico, para que não haja chances dos outros comerem em seu lugar, visto a sua falta de agilidade nesse sentido. Além disso, podem ainda sofrer com agressões diante da sua personalidade mais tranquila em comparação aos outros.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies