» » Lagartixa preta: Conheça suas Características

Lagartixa preta: Conheça suas Características

A Lagartixa é um réptil já bem conhecido em nosso cotidiano, mas ainda assim há possibilidades de nos surpreender com elas através de suas variações, como é o caso da Lagartixa preta sobre a qual pode conhecer melhor logo abaixo:

Características gerais:


A Lagartixa preta é um animal de pequeno porte, possuindo um comprimento que pode variar entre 25 e 100 milímetros, considerando desde o ínicio de sua cauda até o focinho. Ainda nesse sentido, vale a pena frisar que os machos costumam ser maiores que as fêmeas.

Dentre as outras características presentes em sua formação corporal, podemos citar um corpo robusto e achatado, além de membros alongados e cauda curta. Quanto a sua tonalidade, são de fato escuros mas não chegam a alcançar a cor preta no geral, mas apenas em alguns pontos que se mesclam com a presença do marrom.

Comportamento


Ao falarmos dessa espécie, devemos ainda considerar que privilegiam momentos mais quentes do dia, o que faz com que apresentem hábitos diurnos e se mantenham frequentemente reclusos ao longo de dias mais frios, sobretudo no inverno.

Também não costumam estar em constante movimento, se localizando em um território específico e tendo a ideia de domínio sobre ele, buscando geralmente por espaços altos de onde possam avistar possíveis presas com as quais se alimenta, a exemplo de formigas e gafanhotos.

Habitat

Quanto ao habitat da Lagartixa preta, podemos citar a predileção por espaços calmos, que não a coloquem em constante sinal de alerta como forma de proteção. Diante disso, é uma espécie comum do Cerrado, mais espeficamente em áreas de baixa movimentação, onde costumam haver muitas rochas que contribuem com a altura onde gostam de estar.


É uma espécie típica do Brasil e em nosso país a sua ocorrência não é incomum, estando presente em diversos estados, como Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e também o Tocantins.

Curiosidades


Apesar do pequeno tamanho, essa é uma espécie considerada ágil, pois se mantém muito atenta a possíveis movimentações e ao menor sinal de perigo, logo corre para se esconder em áreas mais afastadas, onde pode tanto se camuflar quanto entrar em buracos.

E mesmo que prefiram momentos de calor, um dos principais eventos de sua vida, a reprodução, acontece justamente durante os períodos chuvosos, onde a fêmea se responsabiliza por uma ninhada que pode ter entre 1 e 8 ovos.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos