» » Jararaca Verde: Informações e curiosidades

Jararaca Verde: Informações e curiosidades

As Jararacas por si só já são responsáveis por transmitir certos receios, sobretudo por conta de sua peçonha. Nesse post falaremos especificamente sobre a Jararaca verde, uma espécie curiosa que vale a pena conhecer. Olha só:

Características gerais:


A Jararaca verde, como o próprio nome nos sugere, é marcada pela tonalidade verde em uma variação consideravelmente pálida, além de conter em sua estrutura dorsal a presença de algumas manchas pretas que podem ainda variar para o marrom.

Além disso, possuem uma estatura média de 70 centímetros de comprimento ao longo do seu corpo escamoso que chama atenção pela formação diversas entre as escamas que envolvem regiões como o ventre, cauda e dorso de modo geral.

São venenosas?


Essa é uma espécie venenosa e diante disso, responsável por diversos acidentes com humanos em nosso país, alcançando principalmente regiões como as mãos, braços e também a face, locais que quando em contato com essa peçonha podem apresentar hematomas e também sangramento.

Em casos mais graves, pode haver também inchaço, dores constantes e perda de consciência. Apesar de haver caso de morte atrelada a Jararaca verde, não é uma situação comum desde que a ajuda médica seja imediatamente buscada após o contato com seu veneno.

Habitat

A região amazônica concentra grande parte dos exemplares reconhecidos de Jararaca verde, abrangendo países como o Brasil, Venezuela, Colômbia, Bolívia e Guiana Francesa, assim como muitos outros. Mas além disso, em menor grau, podem ser encontradas também na parte Atlântica da região Sudeste.


É comum que sejam encontradas próximas a arbustos e árvores, principalmente aqueles com certa proximidade com relação a riachos, propiciando um melhor bote às suas presas que também habitam o mesmo espaço.

Possuem risco de extinção?


Com a constante questão do desmatamento na região em que habitam e ainda a constante interferência humana no espaço através da caça, a Jararaca verde ainda resiste em seu habitat natural, estando presente de forma estável em nossa fauna.

Contudo, há riscos constantes que afetam sua permanência, sendo fundamental entender a necessidade de preservação da natureza diante da pluralidade de espécies que nela vive.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies