» » Víbora ariete: A maior Causadora de mortes na África?

Víbora ariete: A maior Causadora de mortes na África?

Víboras são animais que denotam certo perigo, principalmente quando pensamos sobre a impressão que se tem sobre elas no imaginário popular. Abaixo, você poderá conhecer melhor sobre uma delas, a Víbora Ariete, confira:

Características gerais:


Estabelecer semelhanças gerais para essa espécie não é algo tão simples, já que muitas características podem sofrer constantes variações. Ao pensarmos no seu tamanho, por exemplo, podemos encontrar exemplares com 1 metro e outros que alcançam até mesmo o dobro disso, uma tamanho considerável no seu meio.

Além disso, possuem um corpo robusto e sua forma de vida acontece estritamente no ambiente terrestre, possuindo hábitos noturnos que se iniciam logo ao inicio do entardecer, instante em que se movimentam, buscando principalmente pelas suas presas.

Habitat

Espaços que lhe dão liberdade de movimentação são os preferidos da Víbora Ariete, exemplo disso é o encontro da mesma em florestas que possuem vegetação rasteira e também em Savanas, muito presentes na África onde elas se concentram em grande maioria.

São distribuídas por quase todo o continente e, apesar de não serem urbanas, podem ser encontradas nas proximidades dessas regiões. Como exceção, ainda no continente africano, podemos apontar que não há indícios de sua existência em locais como o Saara e florestas tropicais ao Oeste, mesmo diante da sua considerável capacidade de adaptação.

Curiosidades

Apesar de sua imponência, a Víbora Ariete pode ser colocada em situações de tensão. Curiosamente, ao se sentir ameaçada, ela adota a prática incomum de assobiar em alto tom enquanto se enrola em seu próprio corpo, formando uma figura similar ao S, capaz de fazer com que se sinta protegida.

Ela também faz parte de diversas histórias que constituem aspectos culturais de regiões do continente africano, como a ideia que se tem de que os bebês dessa espécie precisam comer a camada que os envolve durante a gestação para nascerem, demonstrando que já chegam ao mundo em grande estilo.

São venenosas?

Não apenas são venenosas, como também as Víboras Ariestes são as principais responsáveis por mortes na África quando pensamos em ataques feitos por cobras. Muito disso se deve ao seu potencial de camuflagem e também a calma que possui para sempre esperar o melhor momento para dar o bote, que costuma ser fatal.

Inclusive, aliado ao veneno, há ainda sua força, capaz de matar suas presas antes mesmo da atuação do veneno no organismo. Em uma picada, aliás, é possível que seja levado entre 100 e 350mg de veneno a quem vitima, sendo que 100mg já é capaz de matar um ser humano adulto após pouco mais de um dia.

Atualizado em: 18/05/2022 na categoria: Espécies