» » Escorpião – Algumas das suas Diversas espécies

Escorpião – Algumas das suas Diversas espécies

Você com certeza já deve ter visto ou ao menos ouvido falar sobre o escorpião, não é mesmo? Esses são animais invertebrados que possui patas que chamam atenção por serem segmentadas em diversas partes, sendo essa uma característica bem singular do animal. Ah, e apesar da barata ser considerado um animal resiste, os escorpiões não ficam fora dessa, possuindo cerca de 400 milhões de ano desde a sua existência inicial.

Ao longo desse tempo, foram catalogadas oficialmente cerca de 1600 espécies desse pequeno animal que costuma conter entre 10 e 12cm de altura. De toda essa quantidade de espécies, cerca de 10% delas podem ser encontradas no Brasil, onde contamos com mais ou menos 160 tipos diferentes de escorpião. Te conto melhor sobre algumas delas logo abaixo:


Escorpião Amarelo

O escorpião amarelo, que possui Tityus serrulatus como seu nome cientifico, corresponde a uma espécie muito popular em terras brasileiras, principalmente nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro Oeste do nosso país, sendo um causador de diversos acidentes, onde alguns casos são levados até mesmo a óbitos, principalmente com picadas realizadas em crianças.

Para identificá-lo, basta prestar atenção em sua coloração pois, apesar de seu tronco possuir uma tonalidade escura que é comum a diversas outras espécies, suas pernas e causa possuem uma tonalidade amarela que é bem característica desse tipo de escorpião. É preciso estar atento e evitar o contato, considerando o seu alto nível de periculosidade.

Escorpião Preto

O escorpião preto possui um tamanho abaixo da média dentre os escorpião, sendo normalmente encontrado com cerca de 6cm de altura. Contudo, apesar do seu tamanho que pode nos sugerir ser inofensivo, na prática podemos perceber o contrário disso, sendo essa espécie a maior responsável pelo número de casos com escorpiões contabilizados em zonas rurais do Brasil.


Ele é bom comum em áreas afastadas dos centros urbanos, principalmente ao Leste e região central do país. Eles não costumam ser tão agressivos desde que não sejam incomodados, principalmente no caso das fêmeas quando carregam os seus filhotes. Já a forma mais comum de identificação para ele é que, apesar da coloração alaranjada ao longo do seu corpo, possuem diversas manchas pretas, principalmente em suas patas.

Escorpião do Nordeste

Conforme o próprio nome já nos sugere, essa espécie de escorpião é a mais comum no Nordeste brasileiro, havendo diversos registros anualmente sobre o encontro da mesma nessas regiões mais áridas. Inclusive, eles contam com um detalhe bem diferente, conseguindo se camuflar nessas áreas mais secas graças a sua coloração amarelada.

Apesar dessa tonalidade, há detalhes que a diferenciam do escorpião amarelo, já que o escorpião do Nordeste possui uma faixa por todo o seu corpo e um formato triangular na parte do seu cefalotórax, essa parte entre sua cabeça e inicio do corpo que é comum aos aracnídeos, como o escorpião, e também aos crustáceos.


Escorpião Negro

Apesar de não ser uma espécie comum do Brasil, o escorpião negro está dentre os mais venenosos dentre esse tipo de animal e merece ser citado aqui. Ele é facilmente encontrado em locais do continente africano, sobretudo na África Ocidental em decorrência da existência de suas savanas e florestas. Para ter noção do perigo que ele representa, podemos começar pelo fato do seu nome cientifico ser Androctonus crassicauda, que significa assassino de homem.

Ao ser picado por esse animal, diversas reações serão geradas quase automaticamente, exemplos delas são vermelhidão e inchaço na pele, além da intensa dor proporcionada pelo contato com essa toxina que pode ser fatal ao atingir o coração, sendo necessário buscar pelo tratamento adequado o quanto antes para evitar maiores problemas.


Escorpião do Arizona

Países como Estados Unidos e México correspondem a região onde o Escorpião do Arizona é mais facilmente encontrado, sendo considerado uma das espécies de escorpião mais perigosos para essas localidades. Assim como outros citados aqui, ele também é marcado pela tonalidade amarelada em seu corpo, se diferenciando dos demais pela presença de um ferrão bastante curvo em sua aparência, o que costuma chamar atenção.

Seu tamanho pequeno, de em média 5cm de altura, não impede que em muitos casos ele leve suas vitimas a morte, uma vez que o veneno liberado por ele através da picada é capaz de fazer com que facilmente o sistema respiratório seja atingido. Mesmo nos casos em que não leva a óbito, reações como diarreia e vômito se mostram comuns.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos