» » » Cobra Caninana – Cobra Preta e Amarela

Cobra Caninana – Cobra Preta e Amarela

A caninana (Pilotes pullatus) é uma serpente preta e amarela que não tem veneno e não é agressiva com humanos. Encontrada nas Américas do Sul e Central, a cobra caninana é uma das serpentes mais velozes e ágeis do mundo e pode até morder ao se sentir ameaçada, mas não representa perigo para o homem.


Ela pode chegar a até 2,5 a 3 metros de comprimento e pertence à família Colubridae, sendo conhecida, também, pelos nomes populares de araboia, jacaninã, iacaninã ou cobra-tigre.


Habitat

A caninana gosta de viver em climas amenos e pode ser encontrada, no Brasil, na Mata Atlântica, no litoral do Nordeste até o Amazonas. Também é natural encontrá-la em outros países da América do Sul, no México e em países da América Central, além de Trinidad e Tobago. Pode ser vista em florestas, topos de árvores, rios e lagos.

Hábitos

A caninana é uma serpente de hábitos solitários, noturnos e arborícolas. Sua dentição é áglifa, seus dentes são maciços e não injetam veneno. Apesar de fugir ao contato humano e não representar perigo, a caninana é agressiva contra suas presas. Como sistema de defesa ela infla o seu pescoço e desfere o bote rapidamente.

Alimentação

A cobra caninana come pequenos roedores, aves, sapos, lagartos, anfíbios e até animais 20 vezes maiores que ela. Seu bote é certeiro, pois sua agilidade e rapidez fazem com que ela consiga alcançar um metro de distância em muito menos que um segundo.

Reprodução

A caninana é uma serpente ovípara, ou seja, ela põe os ovos, cerca de 15 a 18, e os esconde na terra, deixando-os na natureza para serem chocados. Quase todos vingam.


Atualizado em: 10/04/2019 na categoria: Amarela, Não Peçonhentas