» » » Cobra Atheris hispida

Cobra Atheris hispida

Cobras que se arrepiam? Pode ser que elas não se arrepiam, mas no caso da cobra atheris hispida, parece mesmo que esta cobra está assustada, arrepiada ou até tensa com sua presença, mesmo que na verdade seja você que fique tensa com a presença, dela. Sua estranha aparência já assustou muita gente.

cobra atheris hispida

Habitat da cobra atheris hispida

Encontrada nas florestas tropicais da África Central, esta cobra prefere o chão e rochas para se esconder à copas de árvores. Vive em troncos mais baixos e pode ser vista sob galhos, mas não com grande frequência. É uma cobra rasteira que se alimenta de roedores, de animais que estão no solo caçando também e, como a maioria das outras colegas espécie, de outras cobras.

cobra atheris hispida

Características da cobra atheris hispida

Esta pequena mas altamente venenosa cobra é conhecida por seus enormes olhos e quilhadas, balanças de cerdas que lhe dão uma aparência quase de penas (daí um de seus nomes comuns, “víbora com penas árvore”). Seus olhos são como fendas bem fechadas e negros, o que parece que ela está com a pupila dilatada sempre, e pode enganar alguns dos seus predadores mais inocentes.


A cobra atheris hispida não é das mais cobras encontradas na natureza. Tende a crescer até 75 centímetros de comprimento, sendo os machos maiores do que as fêmeas, o que é considerado incomum entre as cobras. Como todas as suas amigas de espécies, a cobra atheris hispida tem, presas retráteis longas na frente de sua mandíbula superior.

Esta é uma cobra venenosa considerada de alta periculosidade,pois não há antídoto conhecido para o veneno, o que provoca dificuldades de coagulação do sangue, dor e inchaço, e muitas vezes, a morte. Felizmente estas víboras geralmente vivem longe de espaços em que os humanos transito. Portanto, os registros de mordidas de cobra atheris hispida são extremamente raros.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies, Verde