» » Calango verde: O mestre da Camuflagem

Calango verde: O mestre da Camuflagem

Os reptéis correspondem ao grupo de algumas das mais curiosas espécies que podemos encontrar em meio a natureza e um exemplo disso é o Calango verde, animal repleto de características singulares sobre o que falamos logo abaixo:

Características gerais:


O Calango verde é um réptil que tem um comprimento médio de 30 centímetros, não surpreendendo tanto pela sua estatura em si mas sim pela formação da mesma que conta com a presença de um tom de verde expressivo e também muito brilhante.

Enquanto o dorso segue em meio a forte presença da cor verde, a região da sua cabeça possui um tom sóbrio similar ao marrom café, além de uma cauda de tonalidade mais escura. Esses aspectos fazem com que hajam diversas cores em sua estrutura, além delas serem especificamente distribuídas nessas regiões.

Comportamento


O Calango verde é um animal terrestre, e é justamente nesse espaço, em meio a folhagens comuns na natureza, que eles colocam em prática uma característica bem marcante de si, a capacidade de se camuflarem como mecanismo de defesa diante de possíveis predadores.

Também são animais de hábitos diurnos, uma vez que durante a noite costumam se esconder enquanto aproveitam do dia para que busquem por suas presas, em grande parte formadas por pequenos insetos ou ainda vegetais.

Habitat

Essa espécie habita consideravelmente parte da América do Sul, se fazendo presente desde o Panamá até o Sul do Brasil, passando ainda por regiões da Argentina, por exemplo, se tornando assim uma espécie muito simbólica de nossa fauna.


Gostam de estar localizados em áreas de florestas abertas e matas, mas são facilmente adaptáveis nesse sentido e há registros de sua presença em espaços urbanos, o que também ocorre em detrimento da ação humana.

Curiosidades


A forma de reprodução do Calango verde é um dos fatores mais curiosos sobre si, já que ocorre quando o macho se posiciona acima da fêmea e morde o pescoço da mesma, um sinal de que o acasalamento está ocorrendo, o que é comum durante todo o ano, gerando entre 1 e 11 ovos em uma mesma ninhada.

Além disso, são animais potencialmente preguiçosos, pois gostam de se manter em áreas de Sol para tomar um bronze ao longo do dia, dividindo o seu tempo ativo entre essa atividade e a busca por alimentação.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos