» » Iguana-verde: Pode ser Criada como pet?

Iguana-verde: Pode ser Criada como pet?

O grupo dos animais chamados de répteis é extenso, podendo ser ainda mais variado do que podemos imaginar. Exemplo disso são os animais exóticos inclusos nele, como é o caso da Iguana-verde, espécie curiosa sobre a qual você pode entender melhor logo abaixo:

Características da Iguana-verde:


A Iguana-verde é um réptil que, apesar de possuir hábitos diurnos, não são tão facilmente vistos na natureza. Isso se deve ao fato de estarem quase sempre em árvores, conseguindo até mesmo se camuflar entre elas em decorrência da sua coloração verde, em tom próximo ao das folhagens.

Além disso, como realizam a termorregulação, é fundamental que tenham a oferta de Sol e sombra para sobreviverem. Dentre suas principais características físicas, para além da coloração, estão uma cauda que representa grande parte do seu comprimento e também de uma crista anunciada presente ao longo do seu comprimento.

Habitat


O habitat desse animal é o continente americano, uma vez que privilegia áreas de clima Tropical e Subtropical, estando muito presentes em terras brasileiras em decorrência dessa predileção. Além disso, é comum que se mantenham próximas de locais com oferta de água.

Estão presentes também em países como o México e até mesmo na nossa nação vizinha, o Paraguai. Curiosamente, possuem uma boa adaptação aos espaços o que pode ser comprovado pela própria distribuição da espécie em nosso país, já que ela faz parte do Pantanal, Cerrado, Caatinga e também da Amazônia.

Alimentação da Iguana-verde

Apesar de poder consumir pequenos insetos e até mesmo restos de animais mortos quando estão na natureza, a alimentação da Iguana-verde é, sobretudo, herbívora. Isso significa que o seu interesse alimentar está focado no consumo de plantas.


Verduras, frutas, legumes e até mesmo flores compõem o cardápio desse animal, sendo interessante o diversificar para que elas possuem os nutrientes necessários para sua manutenção e fortalecimento, prezando sempre por alimentos de origem natural.

Iguana-verde como pet


Nos últimos anos, tem crescido o interesse pela criação da Iguana-verde em terrários, o que acabou por contribuir com a busca ilegal pelo animal que é comercializado muitas vezes sem a autorização devida, representando um problema ambiental que merece atenção.

Caso a criação ocorra de modo legal, é possível a criar como pet. Mas, para isso, se atente a algumas questões necessárias para ter esse lindo e curioso animal como pet. Algumas das principais delas, são:

  • Sistema de aquecimento no terrário;
  • Cuidados higiênicos para evitar a transmissão de doenças;
  • Consultas periódicas com veterinário;
  • Autorização do IBAMA.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos