» » Semelhança das Cobras e das Minhocas

Semelhança das Cobras e das Minhocas

A semelhança está mais no tipo e na estrutura física do animal do que no seu organismo mesmo.

Enquanto uma vive seus dias enfiados na terra, a outra habita terra, água e até mesmo terra e água ao mesmo tempo, dependendo da espécie.

As minhocas são seres inofensivos e que ajudam a adubar a terra se alimentando de restos que encontra na terra e produzindo o húmus, que é o seu dejeto e excremento que são despejados pelo caminho. Servem de base para alimentos de outros animais e iscas para a atividade pesqueira ainda.


Além de fertilizar a terra é muito dócil e não apresenta perigo ao homem e nem a natureza, muito menos a outras espécies de animais e vegetais.

As cobras, que são repteis e tem uma estrutura física que lembram as minhocas, mas as semelhanças param por aí.

De hábitos em diferentes, sua dieta, por exemplo, é feita em sua maioria de pequenos roedores, não se alimenta de verduras e muitas vezes têm sua postura de agressividade.


Útil ao ecossistema, mas que impõe medo ao homem e aos seus predadores, e caças, as cobras encantam e são de uma misticidade que impressiona.

Sua capacidade regenerativa é reconhecida mundialmente, e seus hábitos e dificuldades de domesticação fazem deste ser uma espécie animal bem intrigante.

As cobras são conhecidas também pela sua agressividade e capacidade de auto-adaptação, ao meio ambiente, sendo capaz de viver em contato com o homem, com outros animais e em condições bem adversas de vida e situação.

As cobras diferem das minhocas também no que diz respeito a sua longevidade, já que uma vive pouco e a outra pode alcançar anos de vida, e até neste sentido se parecem com o homem em termos de acumular anos de vida.


Com presas e dentes, algo que não existe nas minhocas, também difere destas ultimas, e estes são utilizados para a caça, para a defesa, e para a inoculação de venenos quando se tratar de espécie peçonhenta.

Então tratar de uma minhoca como se uma cobra fosse, e vice versa, pode ser motivo de uma acidente perigoso para a vida humana.


Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Espécies