» » Por que as cobras vivem mostrando a língua?

Por que as cobras vivem mostrando a língua?

Cobras são sempre retratadas pelo cinema, mídia e até vídeos caseiros como animais assustadores. Um dos motivos principais e sua aparência. O fato de não ter braços e pernas torna este animal ainda mais assustador, por isso é preciso ter cuidado mesmo que uma cobra pareça estar distante: elas podem ser bem rápidas. Um outro motivo é que elas tem uma língua fina e vivem mostrando por ai quando encontram uma possível presa. Elas não estão zombando de você não, mas sim sentindo o aroma.

Por que as cobras vivem mostrando a língua

A cobra não curte ficar colocando a língua para fora o tempo todo, ela precisa disso. A língua é um dos seus sentidos mais aguçados. É por meio dela que o animal sente aromas e pode saber onde sua presa está ou se existe algum animal próximo que lhe oferece medo. 

O sistema olfativo das cobras em sua língua é relativamente simples de entender. Os tais animais sentem o cheiro por sua língua de forma prática e isso lhe ajuda a se defender ou capturar melhor o seu lanche. As partículas que existem no ar grudam nas duas ponta da língua(você lembra que a língua da cobra tem um rasgão no meio?). Essas duas pontas se encaixam em duas aberturas no céu da boca, onde os odores são percebidos pelo animal.

Mas será que isso atrapalha a sua alimentação?

Na verdade não. A língua da cobra não tem a mesma função que a humana, que seria sentir aromas. Ela na verdade serve para sentir os cheiros e ajudar o animal a se localizar. Toda a digestão do animal acontece no estômago, sem mastigação e as vezes com a presa ainda viva. A língua, na verdade, é apenas um sentido básico, mas que sem ela a cobra ainda continuaria comendo normalmente, mas com menos chances de sobrevivência porque seu mecanismo de defesa foi removido. 


 

Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Dúvidas