» » O que é Calango?

O que é Calango?

Espécies singulares são também diversas em suas características, principalmente quando pensamos em grupos mais abrangentes como o do Calango. Abaixo, entenda o que é Calango e também o conheça melhor diante de sua pluralidade:

O que é Calango?


Calango é a nomeação dada a alguns tipos de lagartos, a exemplo disso estão aqueles inseridos tanto na família Tropiduridae quanto na dos Teídeos. Contudo, vale frisar que essa é uma expressão que surge no meio popular e por isso, pode se mostrar ainda mais abrangente.

Mas no geral podemos enquadrar os Calangos como pequenos lagartos marcados por não serem agressivos e geralmente não ultrapassarem a média de 30 centímetros, podendo até mesmo serem confundidos com lagartixas, mesmo que na prática apresentem aparência e hábitos bem opostos entre si.

Características gerais:


Com um comprimento pequeno diante de outros animais similares, o Calango corresponde a um grupo de espécies terrestres que passam a usar desse espaço de forma inteligente para sua própria sobrevivência, como se escondendo de possíveis predadores, por exemplo.

Além disso, nesse local também encontram as suas presas, geralmente sendo elas os artrópodes, ou seja, animais invertebrados de pequeno porte a exemplo de gafanhotos, aranhas e centopeias, dentre tantos outros.

Habitat

Espaços terrestres com possibilidade para que se escondam são os preferidos dos Calangos, que costumam estar presentes em regiões envoltas por moitas e pedras, uma vez que nesses espaços encontram um abrigo seguro para sua sobrevivência.


Apesar de serem facilmente adaptáveis, no geral privilegiam espaços tropicais e úmidos ou desertos secos, onde botem se concentrar abaixo de árvores e galhos, buscando também pela sua própria alimentação.

Curiosidades


A forma de se proteger aderida pelos Calangos é realmente curiosa, o que se evidencia através do fato de que quando captura eles se mantêm imóveis por certo tempo, uma forma de fingir que estão mortos para que possuam chances de fugir.

Também são marcados pelo gosto pela camuflagem, uma vez que se esconder também faz parte da vida desses animais que gostam de ficar em locais pouco habitados, principalmente pelos humanos, já que assim podem se sentir mais protegidos.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Dúvidas