» » Diferentes Tipos de Botes de Cobra

Diferentes Tipos de Botes de Cobra

As cobras são animais que são considerados alguns dos mais temidos do mundo, existindo diversas curiosidades sobre estas grandes predadoras, e aprendemos desde criança a ter cuidado com estes animais e temermos as cobras porém quando os adultos contam sobre algumas histórias desses animais quando somos crianças, geram histórias em nosso imaginário, porém é praticamente tudo lenda, pois de acordo com boletins de óbitos no Brasil não são mais de 150 vítimas anuais mortas por picadas de cobras, e milhares de pessoas são assassinadas por humanos mesmo, e se seguirmos este tipo de lógica devemos temer mais as pessoas dessa espécie do que os animais.


E por mais que as pessoas falem as cobras não são animais traiçoeiros, não tem interesse de se mostrarem e picar as pessoas e nem mesmo gastar seus venenos, procuram fazer isso quando são ameaçadas com a aproximação ou quando alguém pisa nelas. A Cascavel por exemplo, que é considerada a cobra mais venenosa do mundo, toca o seu guizo na ponta da cauda, e a Jararaca também vibram a cauda quando costumam se sentir ameaçadas procurando avisar que estão por ali.

E apesar de serem um pouco perigosas as espécies peçonhentas de cobras elas contribuem consideravelmente para salvar vidas no Brasil, e isso de deve as diversas propriedades farmacológicas que são descobertas com os venenos delas. Por exemplo, o Captopril (anti-hipertensivo) isolado do veneno da jararaca na Década de 60 e amplamente utilizado é um exemplo disso, além de outros como a cola para fins cirúrgicos também obtidos com o veneno dessa serpente. E por isso se preservar e conhecer melhor os animais é muito importante para humanidade e aprendermos a as respeitar.

É bem simples se diferenciar as cobras peçonhentas ou seja venenosas das que não são, apesar de terem mordidas dolorosas, as cobras maiores não possuem veneno, portanto somente mordem mesmo, e normalmente possuem uma cabeça arredondada, já as cobras venenosas possuem cabeças triangulares e pontudas, ocorrendo muitas vezes um nariz um pouco mais proeminente, se se deparar com uma dessas coisa do, pois com certeza ela é venenosa.

Atualizado em: 06/09/2012 na categoria: Criar Cobras