» » Curiosidades sobre as cobras

Curiosidades sobre as cobras

A troca de pele das cobras acontece porque elas estão crescendo, ou quando a pele antiga está desgastada. A pele nova empurra a pele velha, com ajuda de uma secreção produzida pela própria cobra. A cobra se esfrega em algum objeto, para sair da “casca” formada pela pele velha. Durante a troca de pele, que acontece normalmente a cada dois meses (um pouco mais ou um pouco menos), as serpentes se isolam e evitam se mexer.

Nem todas as cobras são venenosas. As cobras peçonhentas utilizam seu veneno para capturar suas presas e para se defender de predadores. Já as cobras sem veneno, que geralmente são bem mais fortes e maiores, usam seu corpo para derrotar suas vítimas. É o famoso “abraço da morte”. Elas se enroscam na presa, e as esmagam, até sentir que a respiração ou o coração da vítima parou.

Normalmente as cobras são medrosas, e preferem assustar seus rivais, ao invés de partir para o combate.


A maioria das pessoas não sabe como agir ao ser, ou ver alguém sendo picado por uma cobra. Acredita-se que essa é a causa da quantidade elevada de mortes causadas por picadas desse animal.

Algumas espécies conseguem, com apenas uma picada, injetar veneno o suficiente para matar 10 homens.

As cobras não têm orelhas!

Serpentes usam suas línguas para sentir os cheiros, já que não têm orelhas, e também para sentir o calor das vítimas, a fim de descobrir para onde estão se movendo.


Um fato bastante interessante sobre a reprodução das cobras, é que elas comem os filhotes que morrem durante o parto! Inclusive, algumas cobras comem as outras. É daí que vem a expressão “cobra engolindo cobra”.

A força das serpentes é impressionante. Elas utilizam seus músculos para se locomover, já que não possuem patas, e para matar suas presas durante o abraço da morte. Mas mais surpreendente que isso, algumas têm força o suficiente para dar um impulso e saltar grandes alturas. Algumas chegam a “voar”por cerca de 15 metros!

Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Espécies