» » Cobra Neuwied Lancehead

Cobra Neuwied Lancehead

O nome parece estranho, mas você pode conhecer o apelido desta cobra: jararaca pintada. A cobra com nome original lancehead de Neuwied, já é conhecida de diversos estudiosos e amantes de cobras no Brasil. A espécime tem como habitat natural a América do Sul e é amplamente encontrada na Argentina. Por muitos anos esta espécime foi a responsável pela maior quantidade de eventos com picadas de cobras entre os argentinos.

Também é uma das cobras mais antigas na América do Sul. Foi descoberta pelo príncipe alemão Maximiliano de Wied-Neuwied (1782-1867), que esteve diversas vezes em nosso continente para aprender um pouco mais sobre o animal. São conhecidas doze subespécies desta cobra até hoje. Ela pode ser encontrada no Brasil em diversos estados, mais comumente na Bahia, Mato Grosso e Piauí.

cobra jararaca pintada


Características da Cobra Neuwied Lancehead

Com pele com manchas, a cobra possui tradicionalmente as cores preto, com manchas marrom em tons amarelados. Não foi encontrada ainda uma espécime branca ou de cor única desta raça. Chega na sua fase adulta a no máximo 70 centímetros para os machos, sendo as fêmeas um pouco menor.

Alimentação da Cobra Neuwied Lancehead

A reprodução desta cobra chega a números assustadores. Isso porque a cada ninhada podem sair de 30 a 35 novas cobras, um dos maiores números entre as rastejantes. Sua alimentação é basicamente de outras cobras, animais de pequeno e médio porte e o preferido das cobras: os roedores. Aves podem cruzar seu caminho e ela vai se alimentar deles. Mas como ela costuma sair à noite e não é uma cobra grande, os roedores ficam na preferência da dieta. Costuma de esconder entre rochas, galhos e troncos de árvores e buracos no chão. Sua cor marrom com tons em madeira ajudam na camuflagem. É uma cobra do tipo não agressiva, mas completamente selvagem e na maior parte das vezes que é encontrada, desconhece o contato humano.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies