» » » Como as Cobras se Reproduzem

Como as Cobras se Reproduzem

As cobras se reproduzem através da cópula. Na fase de reprodução das cobras o macho insere um de seus hemipênis (órgãos sexuais), que então se estende e libera esperma na cloaca da cobra fêmea. As cobras podem colocar ovos (ovíparas), gerar seus filhotes no útero, como a cascavel (vivíparas) ou manter seus ovos dentro do corpo até a saída dos filhotes (ovovivíparas).

Tudo começa quando a fêmea libera um perfume especial (feromônio) para atrair o macho, que começa a cortejar a fêmea, batendo com seu queixo na parte de trás de sua cabeça, rastejando sobre ela. Quando ela está desejosa, levanta a cauda.


Nesse ponto, ele enrola sua cauda em torno da cauda dela para que a base de suas caudas se encontre na cloaca (o ponto de saída para excreções e fluido reprodutivo) e então a cópula acontece.

Leia também:

Reprodução das Cobras

As cobras fêmeas se reproduzem uma ou duas vezes por ano, contudo os métodos de parto variam entre as espécies. Algumas cobras dão à luz filhotes formados, enquanto outras colocam ovos. Algumas inclusive combinam esses métodos, guardando os ovos internamente até que se rompam, dando à luz filhotes já formados.


No geral, as cobras não sentam sobre seus ovos como as galinhas e costumam abandonar seus ovos ou filhotes logo após que os colocam para fora. Em alguns casos, podem chegar a proteger os ovos e filhotes por alguns dias depois que nascem.

Cobra coloca ovo?

Sim, uma cobra ovípara coloca ovo e o desenvolvimento dos filhotes ocorre inteiramente fora do corpo da mãe, que também não choca os ovos ou os protege na grande maioria das vezes. A cobra Coral verdadeira é um exemplo de cobra que coloca ovo, assim como a Surucucu e a Jiboia.


Cobra que não coloca ovo

A Cascavel é um exemplo de cobra que não coloca ovo, assim como a Sucuri. Ambas são vivíparas. Uma cobra que não coloca ovo pode ser vivípara, onde os seus filhotes se desenvolvem dentro do útero, ou ovovivípara, onde os ovos existem, mas são mantidos dentro do corpo e também eclodem em seu interior. Nos dois casos os filhotes já saem completamente formados do corpo da mãe.

Atualizado em: 15/08/2018 na categoria: Dúvidas, Espécies