» » Python Burmesa: Uma das maiores Cobras do mundo

Python Burmesa: Uma das maiores Cobras do mundo

As cobras do tipo Python são marcantes pelo extenso comprimento, o que normalmente causa receio desde o primeiro momento quando são encontradas na natureza. Assim, nesse post falaremos de forma mais específica sobre a Python Burmesa, confira:

Características gerais:


A Python Burmesa está entre as maiores cobras do mundo, podendo ser encontrada em uma extensão máxima de cerca de 8 metros de comprimento, o que faz com que dificilmente possa passar despercebida, sobretudo pelas suas presas, que geralmente são pequenos mamíferos.

As cores podem variar entre um exemplar e outro, mas de modo geral podemos as identificar através da presença de uma linha presente em sua fase, que costuma atingir desde a região do nariz até suas mandíbulas.

Comportamento


Essa cobra é marcada por um comportamento combativo, já que são ótimas predadoras e se saem muito bem na natureza, podendo viver até mesmo por cerca de 20 anos graças a sua imponência que contribui como mecanismo de defesa.

Dessa maneira, costumam conseguir asfixiar rapidamente as suas vítimas, retirando delas qualquer possibilidade de defesa. Para os humanos, no entanto, não representam grandes ameaças, a menos que se sintam intimidadas nesse sentido.

Habitat

Comuns na Ásia, a Python Burmesa costuma ocupar principalmente as regiões Sul e Sudeste desse continente, privilegiando habitats como as Savanas e Florestas, onde podem se manter com pouco contato humano.


Contudo, a mudança na distribuição natural desses ambientes por conta da ação do homem contribui para que percam parte do seu habitat natural, fazendo com que já tenham sido encontradas em regiões rurais de cidades.

Curiosidades


O extinto materno dessa cobra está entre um dos seus fatores mais curiosos, isso porque a fêmea se responsabiliza por boa parte do processo de reprodução, organizando o ninho e seguindo enrolada aos seus ovos.

Também contraem o próprio corpo para que haja a produção de calor necessário a fim de que os ovos contem com a temperatura necessária para se desenvolverem, um processo que pode durar até três meses.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies