As cobras nascem de ovos ou diretamente da mãe. Para as cobras que nascem de ovos, dizemos que são ovíparas. Há cobras ovovivíparas, que carregam o ovo dentro de si até o nascimento e cobras vivíparas, que dão a luz a filhotes completos.
O nascimento das cobras pode demorar de três a oito meses para acontecer desde a copulação e você pode observar uma cobra nascendo diretamente do corpo da mãe ou saindo de um ovo.
Os filhotes de cobras já nascem prontos e não precisam de qualquer cuidado da mãe. Os que nascem de cobras peçonhentas já possuem veneno desde o nascimento.
Leia também:
Cobras ovíparas
As cobras que colocam ovos são chamadas de ovíparas. Ao contrário de outros animais ovíparos, como as aves, as cobras que nascem de ovos não são chocadas, pois o próprio calor do ambiente choca o ovo.
É por isso que as espécies de cobras ovíparas vivem, geralmente, em lugares quentes. A mãe coloca os ovos em um lugar protegido e pode ou não ficar por algum tempo com eles.
Como toda regra tem sua exceção, algumas espécies de cobras ajudam a chocar os ovos, mas como a maioria é abandonada, algumas aves costumam se alimentar deles e por isso uma ninhada dificilmente irá nascer completa. Como a cobra não pode cavar, acaba por não esconder tão bem seus ovos que não são duros, mas moles e flexíveis.
Pode demorar até 90 dias para que os filhotes de cobras irrompam dos ovos.
Cobras ovovivíparas
As cobras ovovivíparas levam os ovos de seus filhotes dentro do corpo até o nascimento. Eles podem eclodir dentro do corpo da mãe e já nascerem prontos, assim como as poucas cobras que são vivíparas.
Cobras vivíparas
Em poucas espécies há cobras que são geradas diretamente no útero da mãe e já nascem totalmente formadas. Isso acontece nas espécies que habitam regiões mais frias, onde um ovo dificilmente seria chocado pelo calor do próprio ambiente.
A gestação de uma cobra pode durar até oito meses e o número de filhotes dependerá da espécie da cobra em questão.
Os filhotes já nascem com olhos, boca e dentes formados e prontos para o ataque, em alguns casos já produzindo veneno, no caso dos espécimes peçonhentos.
Você não consegue perceber que uma cobra está “grávida”, apenas no período final da gestação, quando a cobra aumenta um pouco de peso, mas nem tanto assim porque os filhotes são magrinhos e muito finos, pequenas miniaturas de cobra de fato.
No nascimento não há esforço ou dor da mãe, apenas a saída do animal por seu sistema reprodutor.
Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Dúvidas