» » Cobra pequena: As 4 menores do Mundo

Cobra pequena: As 4 menores do Mundo

Quando pensamos em cobras, logo as grandiosas chegam a nossa mente, mas nem todas as espécies desse animal correspondem a tal característica. Para te comprovar isso, separamos nesse post uma lista com algumas das cobras mais pequenas do mundo.

Tetracheilostoma carlae


Começo te falando sobre uma das menores cobras do mundo sobre a qual se tem registros até então. Conhecida pelo nome científico de Tetracheilostoma carlae, essa cobra não costuma passar dos 10 centímetros de comprimento e, além disso, possui uma estrutura corporal bem fina.

Elas são comuns em Barbados e, desde o seu primeiro encontro com cientistas, surpreendem por serem tão pequenas e ainda assim conseguirem sobreviver em meio a natureza, o que segundo estudos, com 1 ou 2 centímetros a menos, não seria possível, inclusive por uma questão alimentar.

Erythrolamprus viridis


Já a Erythrolamprus viridis é uma pequena cobra marcada pela coloração verdem, que é capaz de alcançar o comprimento máximo de 38 centímetros, uma estatura muito maior que a espécie anterior mas, ainda assim, considerada pequena quando estamos acostumados a pensar em cobras de metros.

Elas são comuns na Mata Atlântico, onde são facilmente encontradas também as suas presas proporcionais ao seu tamanho, em grande parte lagartos pequenos comuns a esse espaço. Vale frisar também que não costumam ser vistas com facilidade, já que não é tão difícil assim se esconder com tal estrutura corporal.

Cobra-cega

Conhecida tanto como cobra-cega quanto cobra da terra, essa é uma espécie singular que costuma ser encontrada na região Nordeste do nosso país e medir no máximo cerca de 20 centímetros, o que faz com que sua aparição nessa lista seja inevitável.


A visão dessa serpente é realmente muito limitada, se alimentando de pequenos animais como formigas e não representando nenhum tipo de risco aos humanos, sendo considerada inofensiva e não causando receios quando encontrada, ao contrário do que acontece com grande parte das espécies de cobras.

Leptotyphlops carlae


No páreo como forte concorrente a ser considerada a menor cobra do mundo, está a Leptotyphlops carlae, uma espécie que não ultrapassa os 10 centímetros, sendo possível encontrar algumas em fase adulta com tamanho menor que a sua média.

Diante do seu tamanho, sofreu muito com a ação humana em meio a expansão urbana e por isso, são pouco vistas, consideradas raras pelos biólogos. Elas se localizam na região do Caribe e seu habitat tem sido cada vez mais invadido pelo homem, o que torna próvavel que logo a espécie seja extinta, infelizmente.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies