» » Cobras Brancas: Tipos Exóticos de Serpentes!

Cobras Brancas: Tipos Exóticos de Serpentes!

Cobras brancas são exóticas e podem ter essa coloração por condições raras, como o albinismo, xantismo e piebaldismo. Podem existir cobras brancas venenosas ou não e estão distribuídas por diversas regiões do mundo. Aqui você conhece as espécies mais comuns de cobras brancas encontradas na natureza e detalhes curiosos sobre cada uma delas!

Cobras Albinas

  • Regiões que habitam: diversos lugares do mundo
  • Curiosidades: na verdade, algumas cobras brancas são cobras albinas, não pertencendo, necessariamente a uma espécie de serpente. Trata-se de uma condição genética. Essas cobras apresentam o corpo totalmente branco ou em tom amarelo-pálido e olhos vermelhos.

Cobras Leucísticas

  • Região que habita: várias partes do mundo;
  • Curiosidades: o leucismo também é uma condição genético que afeta a pigmentação da pele (melanina) e de outros locais, por isso sobras leucísticas podem apresentar falta de pigmentação apenas em algumas regiões do corpo;
  • Essas cobras brancas possuem olhos pretos, diferentemente das cobras albinas, que possuem olhos vermelhos.

Outras causas para cobras brancas

Há outros dois acidentes genéticos que podem fazer cobras de quaisquer espécies apresentarem deficiência na produção de melanina. Com isso, essas serpentes podem apresentar olhos avermelhados ou não e falhas de coloração em seus corpos:


  • Xantismo: trata-se da perda de xantina, um pigmento de tonalidade amarela que existe nas serpentes. O xantismo atrapalha a camuflagem das cobras, pois muitas se escondem em folhagens amareladas para capturarem suas presas de surpresa;
  • Piebaldismo: causa despigmentação parcial das cobras. Diferentemente do albinismo, não atinge os olhos e não deixa a cobra totalmente branca ou amarelada.

Atualizado em: 17/02/2019 na categoria: Colorida